Câmara aprova convocação de Guedes para ir ao plenário explicar offshore

As investigações mostraram que Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato.

Paulo | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (06/10), por 310 votos a favor e 142 contrários, a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar explicações sobre a empresa offshore em paraíso fiscal no plenário da Casa. Ainda não há data definida para o ministro comparecer.

A existência da offshore foi revelada no último domingo (3/10) pelo especial Pandora Papers. As investigações mostraram que Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu mandato a frente da pasta.

Câmara aprovou por 310 votos a favor e 142 contrários - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), tentou, sem sucesso, transformar a convocação em convite. Mas o acordo foi rejeitado. Os deputados rejeitaram também um requerimento de retirada de pauta da convocação de Guedes. A convocação obriga a pessoa a comparecer. Já o convite, não.

O líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), destacou que o fato de Guedes ter offshore enquanto ministro de estado “é um fato de extrema gravidade que é vedado pelo Código de Conduta da alta Administração Federal”. “Enquanto a economia afunda, o dinheiro do ministro está no exterior protegido dos desastres da própria gestão. Além disso, há claro conflito de interesse”, disse Molon, que é coator do requerimento.

Guedes já foi alvo de duas convocações – na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Casa – e um convite – na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Com a aprovação, a expectativa é que o ministro não preste explicações aos colegiados, apenas ao plenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES