Câmara aprova direitos da pessoa com câncer e a valorização de artistas

Câmara aprova obrigatoriedade de atendimento preferencial às pessoas em tratamento e o projeto Valorização da Cultura Municipal

Câmara aprova projetos sobre direitos da pessoa com câncer e sobre valorização de artistas locais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em segunda votação, nesta terça-feira (12), dois projetos de autoria do vereador do Dudu Borges. O primeiro dispõe sobre os direitos da pessoa com câncer e a obrigatoriedade de atendimento preferencial às pessoas em tratamento. O segundo institui o projeto “Valorização da Cultura Municipal”

O projeto de lei sobre as pessoas com câncer propõe a divulgação do seus direitos em todos os meios de comunicação a disposição do serviço público, principalmente por redes sociais e sites da prefeitura e Câmara Municipal, de modo a facilitar o acesso e visibilidade ao público em questão. 

As informações são a respeito de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, insenção de impostos, quitação de financiamento de imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação, saque do FGTS, saque do PIS/PASEP, Benefício de Prestação Continuada e cirurgia plástica reparadora de mama.  

Segundo Dudu, a maioria dos pacientes e familiares desconhecem seus direitos, enfrentando, de forma solitária e precária, as novas condições nos âmbitos psíquicos, laborais, familiares e sociais. 

Aprovado direitos da pessoa com câncer e a valorização de artistas locais (Foto: Divulgação)

“Essa condição patológica exige um tratamento longo e dispendioso, portanto é muito importante que estas pessoas tenham conhecimento de seus direitos assegurados por lei, além da garantia de atendimento preferencial, bem como as formas de acesso a estes direitos. Uma medida simples que pode fazer diferença na vida de muitas pessoas e, inclusive, impactar no seu tratamento”, explicou Dudu. 

Já o projeto de valorização da cultura municipal estabelece a preferência de contratação de bandas, cantores, instrumentistas e demais artistas locais na abertura de eventos com financiamento público municipal. O objetivo é incentivar e valorizar as atividades culturais e artísticas em Teresina

“A iniciativa tem o intuito de oferecer mecanismos que garantam espaço para o artista regional, que muitas vezes tem dificuldade para expor o seu trabalho. Nossa proposta busca corrigir essa distorção e ampliar o valor social do financiamento público da cultura, criando oportunidades aos nossos artistas. Temos muitos talentos em Teresina que merecem reconhecimento e um projeto como esse certamente valoriza e impulsiona o seu trabalho”, afirmou o vereador Dudu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES