Câmara aprova diretrizes para o retorno às aulas presenciais

Proposta considera a educação um serviço essencial

Deputada Paula Belmonte | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado na Câmara Federal o projeto que prevê a reabertura de escolas e faculdades durante a pandemia (PL 5595/20). O texto inclui como serviço essencial a educação básica e superior. O projeto seguirá para o Senado.

A proposta proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas. A interrupção só pode ocorrer se há critérios técnicos e científicos justificados pelo Poder Executivo quanto às condições sanitárias do estado ou município.

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), relatora do projeto, incorporou emendas que estabelecem protocolos para o retorno escolar e disse que muitas crianças da periferia, fora da escola, não têm alimentação adequada e não estão necessariamente isoladas.

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR) também defendeu a medida e destacou que os protocolos para o retorno seguro às aulas presenciais já foram definidos pelo Ministério da Educação.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), autora do projeto, disse que o texto foi alterado para garantir segurança. 

Segundo o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) a proposta não obriga a reabertura imediata das escolas e alertou a existência de fake news sobre o projeto. Ele criticou a mobilização sindical contra a proposta. 

Deputada Paula Belmonte é autora do projeto (Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados)

Deputados criticam proposta de retorno às aulas presenciais

Presidente da Comissão de Educação da Câmara, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) criticou a proposta e lembrou que o texto não está restrito à educação infantil, onde há respaldo de pouca transmissão entre as crianças, e que o retorno presencial mobiliza professores e funcionários que usam transporte público e estão, portanto, mais expostos ao vírus.

Para Professora Dorinha, a proposta não vai realmente tornar a educação prioridade. “A nossa preocupação é que a educação seja prioridade de investimento, de política, de formação. Não é este projeto, no formato em que ele está”, disse e defendeu a votação de um outro projeto (PL 2949/20), que estabelece diretrizes para o retorno escolar, mas mantém a definição sobre abrir ou não as escolas sob responsabilidade do gestor.

O projeto alternativo também foi defendido pela líder do Psol, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ). Para ela, o texto aprovado prioriza interesses privados, já que os parlamentares que o defendem não foram favoráveis a investimentos na adaptação da infraestrutura educacional para a pandemia ou para expansão de acesso à internet pelos alunos.

O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) disse que os deputados e as instituições ligadas à educação vão lutar contra o projeto em todas as esferas possíveis. “Esse projeto é a cara do Bolsonaro, autoritário, sem discussão, negacionista. Eu quero ver a cara desses deputados que votarem a favor quando começarem a morrer professores”, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES