Câmara aprova em 2ª votação transferência da bilhetagem para a Eturb

Renato Berger disse que a Strans continua fiscalizando o sistema e a Eturb vai operacionalizar a comercialização.

Sessão da Câmara Municipal | Isabel Cardoso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em segunda votação Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Teresina que revoga o inciso IV, do art. 190, da Lei Orgânica do Município de Teresina, que trata da organização e gerência dos fundos de passe e vale-transporte. 

O projeto é de autoria da Prefeitura Municipal de Teresina, que também teve aprovado Projeto de Lei que altera dispositivo da Lei Orgânica que dispõe sobre o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo Urbano do Município de Teresina”, com modificações posteriores e também projeto sobre o Sistema de Bilhetagem Eletrônico.

Alterações

Segundo o vereador Duduas empresas não respeitam a ordem de serviço e reivindicam R$ 55 milhões por 14 meses, quando as escolas estavam fechadas, esse valor é equivalente a 1 milhão de passageiros/mês subsidiado.

"A mudança da lei orgânica que suprime da Lei Orgânica do Município a outorga de poder que só eles podem operacionalizar o sistema. Vamos suprimir o artigo que trata da questão das empresas manter o controle". 

O segundo ponto, segundo o vereador, é alçar controle ao poder público para modernização do sistema de bilhetagem eletrônica.  O vereador Dudu destacou que as empresas tentam o subsídio no valor de R$ 700 mil por mês para sustentar 250 ônibus circulando. "Não tem esse total de ônibus circulando, não chega a 70 carros circulando, porque a Strans já aplicou 380 multas por mês pelo descumprimento da ordem do dia", diz.

O sistema de bilhetagem vai ficar com a Eturb, uma empresa pública que pode operacionalizar a comercialização dos vales. "Quando tiver o controle na mão da Prefeitura, vamos saber a quantidade real de passageiros, de estudantes, de idosos, de força policial que é gratuito", disse.

Em segunda votação, Câmara autoriza sistema de bilhetagem na Eturb 

Mais postos de atendimento

A aprovação, segundo o líder do Prefeito na Câmara, Renato Berger, disse que a comercialização vai melhorar e ampliar os postos de atendimento. O Banco do Brasil será parceiro para ampliar os postos de vacina. "Vamos ter a clareza e certeza do que entra e sai no transporte público", disse, enfatizando que a comercialização é feita pelo Banco do Brasil, passa para o Fundo de Transporte do Município, onde se tem conhecimento do que foi feito, quem tem gratuidade e, imediatamente, o recurso sai para as empresas.

"A Prefeitura não vai reter os recursos. A Strans vai fiscalizar o sistema de transporte e a Eturb vai operacionalizar a comercialização, por ser empresa pública", disse, enfatizando que João Pessoinha, representante da Strans para os esclarecimentos.

"A Prefeitura tem interesse de que as coisas sejam debatidas e transparentes", declarou o vereador, que todos os encaminhamentos enviados para Câmara são revistos pela Procuradoria Municipal e pela Procuradoria da Casa e pelas comissões e houve autorização para encaminhamento. "Caso seja, na Justiça, concluído que o processo não é legal, volta-se atrás, pois a Prefeitura Municipal não quer fazer nada que seja ilegal", disse Renato Berger.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES