Câmara aprova medida que acelera licitações para Copa e Rio-2016

A medida provisória promove o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras da Copa e os Jogos Olímpicos.

Avalie a matéria:
O governo federal quer ainda manter em segredo os orçamentos das obras da Copa de 2014 e Rio-2016. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma sessão longa, que contou com obstrução dos oposicionistas por várias horas, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) a medida provisória que flexibiliza licitações para obras e serviços referentes à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O placar foi de 272 votos a favor do texto principal da proposta e 76 contra. Três parlamentares se abstiveram.

A votação foi concluída depois às 23h40, quando governo e oposição acertaram a inclusão de um dispositivo nas licitações para aumentar o controle sobre os gastos. Serão incluídos nos contratos os projetos básicos, embora sem estipular valor máximo para obras. Junto da medida foi aprovada a criação da Secretaria da Aviação Civil, que cuidará de aeroportos. Outros pontos da medida foram destacados para serem votados no dia 28 deste mês.

Até o fim da tarde havia risco de a votação ser adiada. O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que, se isso acontecesse, dificilmente haveria uma decisão na semana que vem, quando há o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (23). Na semana seguinte, existe Congresso vazio novamente por conta das festas de São João (29).

A medida provisória promove o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras dos principais eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos: a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O objetivo do governo é acelerar construções e contratos de prestação de serviços.

Antes, o governo Dilma Rousseff quis aprovar a iniciativa na MP que criava a APO (Autoridade Pública Olímpica). O texto perdeu a validade porque não foi aprovado no prazo de 120 dias. ?É um projeto do qual o Brasil precisa para dar prosseguimento adequado aos preparativos para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas?, disse Vaccarezza. ?Agora é acelerar?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES