Câmara aprova Plano Municipal de Educação sem ideologia de gênero

Graça Amorim (PTB) votou em consonância com o projeto original

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Revivendo o clima criado na última terça-feira, dia 23, a Câmara Municipal de Teresina enfrentou uma sessão conturbada na manhã de ontem no que se refere à votação final do Plano Municipal de Educação (PME), que segue as diretrizes do Ministério da Educação, mas se adequa à realidade local. A polêmica novamente ficou por conta da emenda proposta por um grupo de vereadores que retira o termo “ideologia de gênero” das disposições viabilizadas para a área na capital piauiense, iniciativa aprovada pela maioria dos parlamentares, obtendo apenas dois votos contrários.

A questão de gênero inclusa inicialmente na “Meta 1” do projeto também foi suprimida orquestrando para a implantação de um programa para formação no enfrentamento da violência contra crianças nas questões étnico-raciais e geracionais, sem especificar para a tratativa que inclui o combate ao preconceito direcionado aos homoafetivos.

Contrária à retirada, a vereadora Graça Amorim (PTB) votou em consonância com o projeto original indicando que a pauta encaminhada pela Prefeitura contemplava com maior eficácia as demandas da educação, de acordo com ela, a sociedade perdeu com a aprovação das emendas. “Entendo que foi uma discriminação, está havendo uma demagogia. Tem que se ensinar o respeito, estão fazendo um cavalo de batalhas desnecessário. Na minha opinião o processo da Prefeitura veio correto e não houve um retrocesso só nessa questão, mas também com a ampliação do prazo para a capacitação dos professores, assim como na implantação das escolas de tempo integral, em que a PMT encaminhou o projeto num curto prazo e aqui elasteceram”, declarou.

Já o coordenador do movimento Fé e Política da Renovação Carismática Católica, Joca Melo, indicou que o resultado da discussão foi positivo. “Queríamos que a lei fosse cumprida, pois o termo já havia sido retirado no Congresso”, verbalizou.

EMENDAS – Dentre as outras emendas aprovadas pelos parlamentares ao PME, que terá vigência pelos próximos dez anos, inclui-se a que reduz a meta de 100% dos professores efetivos nos quadros da educação municipal para 80%, além da mudança no prazo para o desenvolvimento das escolas de tempo integral, passando de dois para dez anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES