Câmara aprova projeto que fragiliza proteção ambiental e libera desmatamento

Essas medidas enfrentam forte oposição de grupos ambientalistas e especialistas, que alertam para os riscos dessas mudanças na legislação ambiental

Arthur Lira (presidente da Câmara) e Marina Silva (ministra do Meio Ambiente) | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Menos de dois meses desde o início dos trabalhos em 2024, a Câmara dos Deputados já avança em matérias que, segundo especialistas, representam retrocessos à pauta ambiental e podem fragilizar mecanismos de prevenção. Pelo menos seis projetos em comissões permanentes atacam a fiscalização ambiental e abrem margem para ampliar o desmatamento.

Em uma das primeiras sessões do ano, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pela deputada de oposição Carol de Toni (PL-SC), aprovou um projeto que permite desmatar vegetações nativas não florestais em todos os biomas brasileiros. Como o texto tramita em caráter terminativo, pode seguir diretamente para o Senado sem votação no plenário da Câmara.

De Toni, integrante da bancada ruralista, participou da CPI do MST, mas a comissão terminou sem um relatório final. Os seis textos em tramitação simultânea que afrouxam a fiscalização podem liberar o desmate de vegetação original, legalizar o garimpo em reservas extrativistas, afrouxar medidas de prevenção a incêndios em áreas rurais, flexibilizar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e enfraquecer o Ibama.

O consultor jurídico do Instituto Socioambiental (ISA), Mauricio Guetta, expressou preocupação, afirmando que tais proposições atingem o direito da população ao meio ambiente equilibrado e têm impactos negativos nos setores econômicos. O coordenador da Frente Ambientalista, Nilto Tatto (PT-SP), se posicionou contrário aos projetos, enquanto a bancada ruralista tem trabalhado para mudar a legislação.

ENTENDER AS PROPOSTAS É CRUCIAL: o projeto aprovado na CCJ altera o Código Florestal para permitir a exploração de vegetação nativa não florestal, enquanto outra proposta na Comissão de Minas e Energia viabiliza o garimpo em Unidades de Conservação. Essas medidas enfrentam forte oposição de grupos ambientalistas e especialistas, que alertam para os riscos dessas mudanças na legislação ambiental.

Para mais informações, acesse meionews.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES