Câmara aprova reforma e projeto segue para Firmino

Câmara Municipal de Teresina aprovou ontem, em segunda votação, a reforma

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina aprovou ontem, em segunda votação, durante sessão extraordinária, o projeto de reforma administrativa proposto pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Os vereadores aprovaram os pareceres das comissões provisórias criadas para analisar a reforma e emendas apresentadas pelos parlamentares em meio a tramitação das mensagens na Casa.

No início da sessão, os vereadores votaram contra o requerimento de autoria do vereador Gilberto Paixão (PT) que pedia a suspensão da sessão. Após a derrota por 18 votos, o vereador retirou de pauta todas as emendas de sua autoria apresentadas e anunciou que votaria contra todas as emendas dos seus pares e mensagens enviadas pelo prefeito Firmino Filho.

O plenário aprovou emenda de autoria de Dudu (PT), subscrita pelo líder do prefeito na Câmara, vereador Edvaldo Marques (PSB), que propõe a criação da Supervisão de Regularização Fundiária na zona rural.

A bancada petista foi contra a incorporação da Secretaria de Regularização Fundiária à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. ?Quase a metade da cidade não tem seus imóveis regularizados, principalmente a parte mais pobre da cidade?, argumentou o vereador Dudu.

Edvaldo Marques foi autor de quatro emendas. O vereador apresentou a emenda à mensagem Nº 01 retirando a criação de 43 cargos de motoristas e recepcionistas que, por Lei, devem ser preenchidos mediante aprovação em concurso público e não podem ser comissionados.

No projeto Nº 02, que institui a Fundação Hospitalar de Teresina, foi aprovada emenda dos vereadores Samuel Silveira (PMDB) e Graça Amorim (PTB) que garante a paridade entre os representantes do governo e da sociedade civil no Conselho Deliberativo do órgão ? cada um terá quatro representantes.

Também foi aprovada emenda do vereador Dudu que concede ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) a indicação de um funcionário da Prefeitura com atuação na área da saúde para fazer parte do Conselho.

Também de autoria do vereador Edvaldo Marques foi aprovada emenda que limita a criação e especifica as atribuições dos cargos nos Grupos Especiais de Trabalho. ?Com isso vamos colocar limites para que os gestores não possam criar e dissolver cargos ao seu critério?, disse Marques.

Na avaliação do presidente da Câmara, o resultado do debate foi positivo. ?Apesar das discussões intensas, várias emendas foram apresentadas e debatidas, os projetos foram apreciados e aperfeiçoados na medida do possível?, disse Rodrigo.

As nove mensagens enviadas à Casa, foram aprovadas com emendas indicadas por alguns vereadores, quatro delas, vereador Edvaldo Marques.

Na segunda-feira, dia 21, a Câmara Municipal de Teresina encaminhará o projeto com as emendas ao Palácio da Cidade para que o prefeito Firmino Filho sancione a reforma administrativa no Executivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES