Câmara aprova urgência em projeto que limita juros do cartão de crédito

O projeto de lei, sob relatoria do deputado Alencar Santana (PT-SP), também engloba as regras do programa Desenrola

Câmara dos deputados aprova urgência no projeto de lei do desenrola | Bruni Spada
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara do Deputados aprovou, na noite desta segunda-feira, 04, a urgência para a análise do projeto de lei que limita a cobrança dos juros do cartão de crédito. Na proposta, as instituições financeiras ficam limitadas a cobrar no cartão o dobro do valor inicial da dívida. No entanto, esse limite só será válido caso o setor bancário não apresente uma proposta em até 90 dias após a publicação da lei que prevê essa mudança.

Nesta terça-feira, 05, a Câmara deverá analisar o mérito da proposta. O placar da aprovação do pedido de urgência foi de 360 votos favoráveis e 18 contra. O setor bancário deverá apresentar sua proposta por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN).

Os emissores de cartão de crédito, como medida de autorregulação, devem submeter à aprovação do Conselho Monetário Nacional, por intermédio do Banco Central do Brasil, limites para os juros e encargos financeiros cobrados sobre o saldo devedor da fatura de cartão de crédito nas modalidades de crédito rotativo e de crédito parcelado. Se os limites referidos no caput deste artigo não forem aprovados no prazo máximo de 90 (noventa) dias contados da data da publicação desta lei, o total cobrado a título de juros e encargos financeiros cobrados não poderá exceder o valor original da dívida”, afirma o relatório.

O relator do projeto, deputado Alencar Santana (PT-SP), afirmou que o parlamento precisava pôr um fim à essa “extorsão” pela qual os usuários de cartões de créditos são submetidos. “O Brasil é um dos países que mais cobram juro no cartão de crédito. Uma bola de neve, uma dívida que só cresce. Uma medida necessária para pôr fim a essa extorsão”, afirmou.

A proposta de Alencar Santana ainda traz a possibilidade de portabilidade da dívida do cartão de crédito para outras instituições. Ele destaca que a competitividade leva o consumidor a ter opções de taxas menores. Em contato com O GLOBO, representantes da Febraban afirmaram que o texto do relator Alencar Santana (PT-SP) é “menos pior” que o projeto original, do líder do Elmar Nascimento (BA) que não previa a possibilidade de autorregulação do setor.

Membros da federação ainda afirmaram que apenas procuraram o relator nos últimos dias para checar se ainda havia possibilidade de mudanças no relatório, o que foi negado pelos deputados. O projeto ainda traz a regulamentação do programa Desenrola Brasil, do Ministério da Fazenda, e estipula que o programa irá durar até o dia 31 de dezembro de 2023 e permite a renegociação de dívidas diretamente com bancos, mas com a garantia de pagamento do governo federal.

O Faixa 1 do programa atende pessoas que recebem até dois salários-mínimos e tenham dívidas de até R$5 mil reais. O Faixa 2 atende pessoas físicas com renda mensal de até R$20 mil. Nessa modalidade, os bancos podem oferecer opções de descontos para as dívidas, com um incentivo do governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES