THE: Câmara aprova veto do prefeito Elmano à Ficha Limpa

Elmano já destacou que irá enviar um novo projeto para a Casa.

Avalie a matéria:
Elmano Férrer. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de ter recebido votos contrários, o veto do prefeito Elmano Férrer ao projeto que institui a Lei da Ficha Limpa no Executivo municipal foi aprovado ontem pela maioria dos vereadores de Teresina.

Elmano já destacou que irá enviar um novo projeto para a Casa, tratando do mesmo assunto. O prefeito vetou o projeto de iniciativa do Legislativo alegando vício de inconstitucionalidade.

O projeto vetado é de autoria do dos vereadores Urbano Eulálio (PSDB) e Dr. Pessoa (PSD), e previa que pessoas com condenações em órgãos colegiados fiquem impedidas de ocupar um cargo comissionado nos poderes Executivo e Legislativo da capital.

?A Câmara não tem poder assegurado pela Constituição ou Lei Orgânica de obrigar o Executivo de ações administrativos Executivo. Se for legislar só para Câmara está correto, se não, é vício de iniciativa. Vetei e fui além. Disse que eu vou encaminhar imediatamente essa lei, porque é uma lei de iniciativa popular no Brasil, e todos nós queremos?, argumentou Férrer.

Foram contra o veto os vereadores Edson Melo (PSDB), Rodrigo Martins (PSB), e Urbano Eulálio (PSDB). Os vereadores Dr. Pessoa (PSD), um dos autores do projeto, e Zé Nito (PMDB) se abstiveram de votar.

A favor do veto votaram os vereadores Décio Solano (PT), R Silvan (PP), Teresa Britto (PV), (Valdemir Virgino (PTC), Luis Lobão (PMDB), Olésio Coutinho (PTB), Rosário Bezerra (PT), Ronney Lustosa (PSD), José Ferreira (PSD), Ananias Carvalho (PV), Joninha (PSDB) e Sebim (PSDB).

O vereador Edson Melo, ao justificar o seu voto afirmou que os motivos pelos quais o prefeito de Teresina considerou inconstitucional o projeto são incoerentes.

?Nós não queremos mudar a administração do prefeito. Estamos criando dispositivos legais para colaborar. Eu acredito que seja um veto político, mas não quero acreditar que seja para proteger fichas sujas dentro da prefeitura?, argumenta o vereador.

O parlamentar também pede celeridade ao envio do projeto que deve ser elaborado pela prefeitura. ?Espero que o prefeito envie o quanto antes, que não demore tanto?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES