Câmara de SP cassa mandato do vereador Camilo Cristófaro por racismo

Na sessão, foram registrados 47 votos favoráveis à perda do mandato e 5 abstenções.

Camilo Cristófaro | André Bueno/CMSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de São Paulo votou nesta terça-feira, 19, pela cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante), devido a uma quebra de decoro parlamentar ocasionada por um áudio vazado no plenário da Casa contendo uma frase considerada racista. Esta é a primeira vez que um vereador perde o mandato por racismo na cidade de São Paulo. Na sessão, 47 votaram a favor da cassação do mandado e foram registradas 5 abstenções.

O episódio que levou à cassação ocorreu em maio de 2022, quando Cristófaro participava remotamente de uma sessão da CPI dos Aplicativos. Durante essa sessão, ele foi ouvido pronunciando a frase "É coisa de preto".

O relator do caso, vereador Marlon Luz (MDB), deu parecer favorável à cassação, argumentando que houve quebra de decoro parlamentar. A vereadora Luana Alves (PSOL), que representou a acusação, expressou sua consternação com a fala racista, salientando que a expressão afetou profundamente todos os presentes na sessão, além de toda a população negra de São Paulo.

A sessão foi conduzida por Milton Leite (União), vereador e presidente da Câmara, e ocorreu depois de quase 1 ano e 5 meses do episódio, que ocorreu em2022. Na época, Cristófaro estava em uma sessão da CPI dos Aplicativos de forma remota, quando foi ouvido dizendo: “É coisa de preto”.

Cristófaro será substituído na Câmara de São Paulo por um advogado do PSB. Durante a sessão, ele e seu advogado se defenderam das acusações, alegando que a frase foi mal colocada e infeliz, mas não refletia preconceito. O clima na sessão foi tenso, com interrupções e reforço na segurança devido às manifestações e aos debates acalorados.

Nas proximidades da Câmara Municipal, manifestantes se reuniram com bandeiras e camisetas brancas, expressando seu posicionamento contra o racismo e pedindo a cassação do vereador. A decisão da cassação foi apoiada por 47 vereadores, enquanto houve 5 abstenções. Nenhum vereador votou contra a cassação. A Câmara é composta por 55 vereadores, e a ausência de um vereador foi registrada durante a votação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES