Câmara de Teresina aprova Conselho LGBT‏

Logo após a aprovação, os militantes gritaram palavras de ordem do movimento LGBT

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresia aprovou hoje, em 1ª votação, Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Direitos das Pessoas LGBTs. Logo no início da sessão, a vereadora Rosário Bezerra fez pronunciamento destacando a importância da aprovação da matéria. Dos 14 vereadores presentes, 13 votaram favorável à proposição. Militantes do Matizes, da Liga Brasileira de Lésbicas e da Associação de Travestis do Piauí estiveram presentes na Sessão.

Logo após a aprovação, os militantes gritaram palavras de ordem do movimento LGBT. O Conselho Municipal de Direitos das Pessoas LGBTs será um órgão colegiado, com caráter deliberativo e consultivo. Na sua composição, haverá 07 da sociedade civil e 07 do Poder Público. Pelo projeto de Lei aprovado, são várias as atribuições do Conselho, dentre elas, "assessorar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse das pessoas LGBTs".

O Projeto que institui o Conselho deve ser apreciado em 2ª votação na próxima semana. Se aprovado, seguirá para sanção do Prefeito Sílvio Mendes. Segundo Marinalva Santana, articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas, a expectativa das entidades de defesa dos direitos LGBT é que o Conselho seja criado ainda neste mês de março.

"O Legislativo Municipal sempre se mostrou bastante aberto às proposições defendidas pelo movimento LGBT. Por isso, Teresina é hoje uma das capitais com legislação mais avançada nas questões ligadas à diversidade sexual. Acreditamos que a Câmara aprovará a criação do Conselho sem nenhum embaraço", afirma a militante. Com a criação do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas LGBT, Teresina será a primeira capital do Norte/Nordeste a ter um órgão de controle social como esse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES