Câmara de Teresina e STRANS discutem edital de alvarás de taxistas

Strans e representantes da câmara se reuniram para falar do edital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atendendo requerimento da Vereadora Graça Amorim, uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) composta pelo Superintendente, Carlos Augusto Daniel, diretora de Transportes, Cintia Machado. Diretor Administrativo de Trânsito, Ricardo Freitas foram à Câmara Municipal de Teresina prestar esclarecimentos sobre o edital de alvarás de taxistas, cuja previsão de divulgação PE 27 de agosto. Uma das novidades é que 48 vagas das 484 vagas são destinadas a taxistas mulheres.

Para chegar a este número de editais, a Strans utilizou a proporção de 1 táxi para cada 420, baseado na população de Teresina estimada em  840 mil habitantes, segundo o IBGE 2010.  Das 484 vagas, 40 são para transportar pessoas com deficiência,  o obeso e  idoso com mobilidade reduzida. Há também 4 vagas para os operadores que tenham deficiência e as 48 vagas para mulheres.

“O edital prevê pontuação para os que vão concorrer à licitação. Por exemplo que tiver carteira tipo D ou E e maior tempo de carteira e no exercício da profissão terão maior ponto. A quantidade de dependentes do concorrente também vai pontuar. Quanto mais filho, mais ponto. Isso vai beneficiar quem precisa mais. Ano de fabricação e conforto do veículo também são critério de pontuação.”, explica a Vereadora após a reunião.

Ela informou ainda que haverá também pontuação negativa para as pessoas que cometem infração e levam multa. “Quanto mais ponto negativo na carteira, mais ponto negativo na concorrência. O edital está redondo. Nós vereadores que participamos da reunião ficamos satisfeitos com a maneira que as vagas foram distribuídas”, destaca. 

Graça Amorim comemorou o fato desta licitação ter sido bandeira de luta dela. “Após realizar uma audiência pública para discutir a carência de táxi no mercado, conseguimos sensibilizar a Prefeitura de Teresina para a liberação destes alvarás, além da abertura de cota para as mulheres, que também foi requerimento meu diretamente ao prefeito. Eu me sinto duplamente contemplada”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES