Câmara de Teresina vai debater suicídio em audiência pública

Na sexta-feira, dia 10, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Vereadora Pollyanna Rocha preside Audiência Pública sobre a prevenção ao suicídio | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, um movimento de valorização à vida que é realizado anualmente. Na sexta-feira, dia 10, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Pensando nisso, a vereadora Pollyanna Rocha preside nesta sexta uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Teresina para discutir o planejamento de ações, projetos e políticas públicas que previnam o suicídio em nossa capital. A AP será realizada virtualmente e poderá ser acompanhada a partir de 9h através do canal da Câmara Municipal no YouTube. 

Vereadora Pollyanna Rocha preside  Audiência Pública sobre a prevenção ao suicídio 

"Desde 2020, a saúde mental dos brasileiros tem sido duramente afetada. A pandemia de Covid-19 causou e continua causando muita angústia, episódios de ansiedade e aumento do número de casos de depressão. Juntos são fatores de risco e funcionam como uma bomba-relógio para o suicídio. Por isso decidimos tratar sobre o tema na Câmara", disse a vereadora. 

Segundo o site oficial do Setembro Amarelo, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se, portanto, de uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

"Silenciar sobre o suicídio não impede que pessoas escolham tirar a própria vida. Devemos evitar julgamentos, mas o bom debate é um dos passos para combater esta prática que dilacera tantas famílias teresinenses", destacou Pollyanna Rocha. 

AUDIÊNCIA 

Para discutir o suicídio na Audiência Pública estão sendo esperados representantes do Centro de Valorização da Vida - CVV, representantes de entidades municipais, estaduais e privadas ligadas ao assunto, ONGs e especialistas no assunto, como médicos e psicólogos renomados da capital. 

Todos são unânimes em afirmar que o suicídio não deve ser tratado como tabu, mas sim como problema de saúde pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES