Câmara discute PEC que reduz idade de trabalho de 16 para 14 anos

No Brasil, ter menores trabalhando não é proibido.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto transita pela Câmara a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, outra proposta causa polêmica nos seus bastidores. Cinco PECs (Proposta de Emenda à Constituição) são examinadas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para reduzir a idade mínima de trabalho de 16 para 14 anos, com o objetivo de aumentar a renda dos brasileiros.

A constituição brasileira só aceita o trabalho a partir dos 14 anos então qualquer mudança tem que passar por uma serie de aprovações. Uma das PECs afirma que o trabalho tem que ser em 5 horas diárias. A outra existe que para ser contratado, o jovem tenha que ter passado pelo menos um ano como aprendiz. E outra proposta, do deputado Celso Russomano, afirma que os menores podem trabalhar, desde que todos estejam frequentando as escolas.

No Brasil, ter menores trabalhando não é proibido, mas na Constituição só aceita que eles fiquem na condição de ‘jovem aprendiz’, com um contrato de dois anos. As propostas que reduzem a idade mínima para trabalhar expandem essa possibilidade, mas foram duramente criticadas em duas audiências públicas convocadas para discutir as medidas antes de elas continuarem tramitando no Congresso.

De acordo com o diretor-adjunto da OIT no Brasil (Organização Internacional do Trabalho), Stanley Gacek, essa proposta viola a convenção 138 do Brasil, já que ela afirma que a idade mínima para trabalhar precisa ser igual à escolaridade mínima obrigatória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES