Câmara dos Deputados discute instauração de três CPIs nesta quarta-feira

Umas das propostas pretende conectar invasões de terras ao Palácio do Planalto

Congresso articula implantar três CPIs | Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (17), Câmara dos Deputados pode instalar três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). A informação foi confirmada por deputados que participaram da plenária com líderes na última terça-feira (16).

Na reunião, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), havia solicitado, aos parlamentares, os nomes dos congressistas que vão compor as bancadas das comissões.

Leia Mais

Uma das CPIs tramitadas é a do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a fim de investigar os atos do grupo. Elaborada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o documento tem relatoria do ex-ministro do Meio Ambiente, deputado Ricardo Salles (PL-SP). A presidência ficará a cargo do deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS).

O nome do presidente do colegiado ainda não foi oficialmente divulgado. A bancada ruralista está por trás da articulação dessa comissão parlamentar, a qual será usada pela oposição para tentar tramar uma ligação direta entre as invasões do MST ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Jogador revela receber R$ 5 mil para influenciar colegas em manipulação

Conheça as provas que ligam jogadores a esquema de manipulações de jogos

Ministro da Agricultura condena invasões de terras realizadas pelo MST

Uma outra comissão pretende apurar as acusações de manipulação de resultados de jogos esportivos. Na mira dos congressistas estão os sites de apostas na internet e equipes de futebol. O indicado à presidência da comissão deve ser o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI); enquanto à relatoria, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

A terceira comissão tramitada tem como alvo as Lojas Americanas, que recentemente anunciou calote a credores devido à fraude nos cálculos contábeis da empresa. Segundo apuração, a presidência ficará sob responsabilidade do deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-CE). Como relator, Carlos Chiodini (MDB-SC).

Além das três comissões, há, ainda, a possibilidade da instauração de uma quarta investigação. Lira pretende ler, também nesta quarta-feira, o requerimento de uma CPI das criptomoedas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES