Câmara dos Deputados libera presença nas segundas e sextas

Alteração formaliza prática, mas reduz risco de corte de salário. Marco Maia disse que Congresso é dos poucos que trabalha 5 dias

Plenário da Câmara na quarta-feira anterior ao primeiro turno da eleição municipal | Ed Ferreira/AE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário da Camara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) uma mudança em seu Regimento Interno para realizar sessões ordinárias apenas de terça a quinta-feira. As segundas e sextas ficariam reservadas para sessões de debates.

A alteração formaliza algo que já ocorre na prática, mas garante que faltas não sejam registradas no primeiro e último dias úteis da semana, quando a Casa costuma ficar esvaziada.

Pela Constituição, para efeito de perda de mandato, as ausências só são registradas nas sessões ordinárias, destinadas para votação de projetos de lei. O artigo 55 diz que o deputado pode perder o mandato se faltar a um terço dessas sessões. O mesmo critério vale para desconto no salário.

Com a extinção das sessões ordinárias nas segundas e sextas, o deputado ausente diminui o risco de perda de mandato por faltar nesses dias e também de ganhar menos no final do mês.

A mudança não limita os dias para votação de projetos em plenário, já que fica mantida a regra de convocar para qualquer dia as sessões extraordinárias, também destinadas à votação de propostas.

Críticas

A alteração no Regimento foi aprovada de forma simbólica (sem registro individualizado dos votos) durante a manhã e não havia sido divulgada após a reunião de líderes desta terça, que deliberou sobre as propostas que seriam votadas nesta semana.

Em nota, o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que votou contra, criticou as mudanças. "O presidente Marco Maia, ao colocar essa proposta em votação, conseguiu oficializar a "gazeta" na Câmara. Decisões como essa certamente irão revoltar a sociedade e desmoralizam o Parlamento", disse.

Também em nota, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), rebateu Bueno, dizendo que o deputado "fala sem ter conhecimento pleno do processo legislativo". "É mais um devaneio de quem desconhece o Regimento da Câmara dos Deputados e a prática legislativa", disse.

"Se o deputado Rubens Bueno tivesse inteligência emocional, procuraria se informar sobre o funcionamento do Parlamento em outros países e descobriria que o Legislativo brasileiro é um dos poucos que funciona cinco dias por semana durante o ano todo", completou o presidente da Câmara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES