Câmara Municipal modifica horário de sessões ordinárias a partir de março

A presença em plenário será de 8h às 10h e passa a vigorar a partir do dia 1º.

Câmara modifica horário de sessões ordinárias a partir de março. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As sessões ordinárias na Câmara Municipal de Teresina serão realizadas no início da manhã, de 8h às 10h. A mudança de turno foi resultado de acordo feito entre vereadores nesta terça-feira (19) e passa a vigorar a partir do dia 1º de março.

Atualmente, as sessões ordinárias acontecem entre 11h e 13h. Aprovada por 18 votos de maioria durante reunião entre parlamentares municipais, no Salão Nobre da Casa, a modificação no artigo 150, parágrafo 3º, do Regimento Interno, passará por plenário em breve.

A sugestão de mudança no horário das sessões foi encabeçada pelo presidente da Câmara, vereador Rodrigo Martins, ainda na gestão anterior. "A nossa intenção é otimizar o tempo das sessões ao colocá-las em um único turno, já que iniciam no final da manhã e entram pela tarde. Além disso, garantimos a presença dos servidores tendo em vista que a sessão será realizada durante o expediente", explica Rodrigo.

Como funciona a sessão ordinária

Segundo o Regimento Interno da Câmara, as sessões ordinárias compõem-se em duas partes: o Expediente e a Ordem do Dia. No 1ª hora, é feita a leitura da ata da sessão anterior e dos documentos, que são matérias oriundas do prefeito, apresentadas pelos vereadores, entre outros.

Nesta parte, os parlamentares também podem se manifestar por meio do Pequeno Expediente, através de breves comentários com duração máxima de cinco minutos sobre as matérias apresentadas, e do Grande Expediente onde tratam de qualquer assunto de interesse público.

Já no segundo bloco, na Ordem do Dia, as matérias são colocadas para discussão e votação. Caso o tempo de duas horas seja extrapolado é pedido o prolongamento da sessão para conclusão das matérias. Em seguida, é facultada a palavra às Lideranças Partidárias e Explicações Pessoais para encerramento do expediente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES