Audiência na Câmara de Teresina discute subconcessão da Agespisa

A audiência foi realizada nesta quarta-feira na Câmara Municipal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei que propõe a subconcessão da prestação de serviços de água e esgotamento sanitário de Teresina para o Instituto de Águas foi discutido durante audiência pública na Câmara Municipal de Teresina realizada nesta quarta-feira (7). A proposta, de autoria da Prefeitura, deve ser votada na quinta-feira (8) pelo legislativo municipal.

Atualmente, a Agespisa possui um débito de R$ 986 milhões, 450 milhões da empresa e o restante corresponde a juros e correção monetária. Caso o projeto seja aprovado, por meio de subconcessão, a Agência de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) repassará para uma empresa a operacionalização e ampliação do abastecimento e esgotamento de Teresina. A empresa que ganhar a licitação deve universalizar o acesso à água e esgoto na capital até 2031. 

O vereador Dudu destaca que é contra que empresas públicas sejam desmontadas e que um patrimônio público como a Agespisa deve ser preservado. Nos encaminhamentos, o parlamentar propôs que o Governo do Estado se comprometa em resguardar todos os direitos dos servidores da Agespisa e preservar o órgão como patrimônio público.

“Somos contra o desmonte de empresas públicas, tirando o direito do trabalhador. Agora não podemos deixar de discutir a falta de água que existe em Teresina e nem fecharmos os olhos para os problemas da Agespisa. Nós queremos uma solução e se for criar um Instituto que possa garantir os direitos dos trabalhadores e o patrimônio publico, somos a favor”, destaca Dudu.

Participaram da audiência representantes do Ministério Público, Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Agespisa, Instituto de Águas, sindicatos dos Servidores da Agespisa e dos Urbanitários, demais órgãos e a sociedade em geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES