Câmara pede explicações de 10 ministros e da pres. da Petrobras

Com apoio de deputados da base aliada do governo, também foi aprovado convite à presidente da Petrobras, Graça Foster, para dar explicações

Avalie a matéria:
Desentendimentos entre PT e PMDB têm agitado a Câmara | Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em dia de rebelião da base aliada, o blocão liderado pelo PMDB na Câmara dos Deputados aprovou a convocação de quatro ministros e o convite a outros seis para prestar esclarecimentos no Congresso Nacional. Com apoio de deputados da base aliada do governo, também foi aprovado convite à presidente da Petrobras, Graça Foster, para dar explicações sobre contratos firmados com a empresa SBM Offshore.

Até o início desta tarde, todas as convocações haviam sido aprovadas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Entre eles, estão a do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; e do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage.

Alguns dos requerimentos de convite previam originalmente a convocação, o que torna a ida do ministro ao Congresso obrigatória, mas foram alterados após acordo com o governo. Os convites aprovados até agora são:

- Comissão de Fiscalização Financeira e Controle: ministro da Saúde, Arthur Chioro, para falar sobre o regime de contratação dos médicos cubanos pelo governo brasileiro; e a presidente da Petrobras, Graça Foster, para prestar esclarecimentos sobre contratos firmados com a empresa SBM Offshore. Chioro foi convidado a pedido do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) e Graça Foster, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP).

- Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: ministros da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp; e das Comunicações, Paulo Bernardo, para falar sobre as ações realizadas em 2013 e planejadas para 2014. As duas audiências foram solicitadas pelo deputado Sandro Alex (PPS-PR).

- Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia: ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, para falar sobre os programas da sua pasta. O convite foi proposto pelo deputado Domingos Neto (PROS-CE).

- Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio: ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para prestar esclarecimentos sobre a crise no sistema elétrico brasileiro. O convite foi proposto pelo deputado Mandetta (DEM-MS).

- Comissão de Viação e Transportes: ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, para apresentar a situação atual da secretaria e os projetos futuros para promover a modernização do setor aéreo. O convite foi proposto pelo deputado Washington Reis (PMDB-RJ).

- Comissão de Seguridade Social e Família: ministro da Saúde, Arthur Chioro, para apresentar as diretrizes e programas prioritários do ministério. O convite foi proposto pela deputada Érika Kokay (PT-DF).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES