Câmara suspende convocação de Antonio Palocci para depor

O requerimento que pedia a convocação de Palocci foi aprovado hoje pela manhã em votação simbólica

Avalie a matéria:
Antonio Palocci | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), decidiu nesta quarta-feira (1) suspender a convocação do ministro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para depor na Comissão de Agricultura da Casa.

O requerimento que pedia a convocação de Palocci foi aprovado hoje pela manhã em votação simbólica no colegiado. No entanto, deputados governistas questionaram a validade do resultado, alegando que não houve tempo suficiente para que parlamentares contrários à proposta se manifestassem (veja vídeo ao lado).

Petistas afirmaram que o presidente da comissão, o deputado Lira Maia (DEM-PA), foi rápido demais na organização da votação e, "em um golpe", antecipou-se e proclamou uma decisão classificada como equivocada. Já o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), autor do requerimento, afirmou que foram cumpridos os ritos regimentais e que o requerimento foi aprovado por que ?o governo dormiu? na votação.

O presidente da Câmara alegou que, antes de definir se houve infração ao regimento, precisa tomar conhecimento dos meandros da sessão desta manhã. A decisão final será conhecida na próxima terça-feira (7).

A opção de suspender a ida de Palocci ao Congresso foi anunciada depois de registrada uma questão de ordem (solicitação de esclarecimento) com assinatura de mais de 30 membros da comissão de Agricultura, contestando a proclamação do resultado feita por Lira Maia.

?Vamos suspender a decisão tomada, por ora, na comissão, para que eu possa olhar os vídeos, ouvir o presidente Lira Maia, tomar conhecimento das notas taquigráficas e ouvir os deputados que estavam presentes?, disse o presidente da Câmara. ?Essa é a decisão mais equilibrada o possível.?

Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, tinham prometido reverter a decisão da comissão. O patrimônio de Palocci multiplicou em mais de 20 vezes, para mais de R$ 10 milhões, entre 2006 e 2010, quando ele era deputado federal.

Repercussão

Vaccarezza comemorou a decisão. ?O presidente Marco Maia assumiu uma posição de magistrado e tomará a decisão mais sensata depois de colher todas as informações que necessita.?

O líder do DEM, ACM Neto, lamentou a suspensão, mas disse respeitar o anúncio do presidente da Casa. ?Nós, da oposição, confiamos no presidente e acreditamos que ele manterá a decisão da comissão de Agricultura.?

Maia afirmou que os efeitos da convocação estão suspensos, o que não significa que o pedido está cancelado. A questão de ordem apresentada pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG) aponta que as lideranças partidárias da base governista tinham recomendado voto contra a convocação de Palocci antes da confusa votação na comissão de Agricultura.

O líder do governo reforçou esse argumento. ?A praxe nas comissões é de dar ganho pela orientação dos partidos. O que houve foi um golpe?, disse Vaccarrezza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES