Câmara vota e decide manter prisão de Chiquinho Brazão

277 deputados votaram a favor da manutenção da prisão, enquanto 129 votaram contra, havendo ainda 28 abstenções.

Cãmara decidiu manter a prisão do deputado | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados deliberou sobre a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), acusado de participação no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018 no Rio de Janeiro.

O que aconteceu: Após uma votação no plenário da Casa, 277 deputados votaram a favor da manutenção da prisão, enquanto 129 votaram contra, havendo ainda 28 abstenções. A decisão exigia um mínimo de 257 votos para ser mantida, o que foi alcançado.

Motivos da prisão: Brazão foi preso por obstrução de Justiça em 24 de março, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão foi unanimemente confirmada pela Primeira Turma do STF, que também determinou a prisão de outros suspeitos, incluindo o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Domingos Brazão, e o delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa.

Trâmite: A prisão de um parlamentar federal deve ser comunicada à respectiva Casa Legislativa para que esta se manifeste sobre sua manutenção ou revogação, de acordo com a Constituição Federal. Atualmente, Chiquinho Brazão está detido no presídio federal de Campo Grande (MS).

Como foi na CCJ: Na mesma data, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por 39 votos a 25, o parecer do deputado Darci de Matos (PSD-SC) que recomenda a manutenção da prisão do deputado. Paralelamente, o Conselho de Ética da Casa iniciou um processo que poderá levar à cassação do mandato de Chiquinho Brazão.

O que acontecerá: Após a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a decisão será comunicada ao Supremo Tribunal Federal.

Prerrogativas: O parecer do deputado Darci de Matos baseou-se na Constituição Federal, destacando que a prisão de parlamentares é permitida em casos de flagrância e crimes inafiançáveis. Ele ressaltou que as prerrogativas dos parlamentares visam proteger sua atuação e não devem ser usadas como escudo para a prática de crimes.

O que diz a defesa: Por outro lado, o advogado de defesa de Chiquinho Brazão, Cleber Lopes, argumentou que a prisão preventiva do deputado viola a Constituição, pois não ocorreu em flagrante delito e não se trata de crime inafiançável. Ele também questionou a competência do STF para julgar o caso, alegando que os atos em questão ocorreram antes da eleição de Brazão como deputado federal, quando ele ainda era vereador na cidade do Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES