Câmaras passam por dificuldade com menos verba

A redução dos repasses para as Câmaras Municipais este ano tem comprometido o trabalho dos vereadores piauienses.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A redução dos repasses para as Câmaras Municipais este ano tem comprometido o trabalho dos vereadores piauienses. De acordo com o presidente da AVEP - Associação de Vereadores do Piauí, José Filho, que exerce mandato no município de Nazaré do Piauí, a situação das Câmaras é de dificuldade financeira, inclusive com corte de servidores. "As Câmaras estão falindo. O trabalho fica inviabilizado nessas condições", ressaltou José Filho.

O presidente da Associação garantiu que entrará com um mandato de segurança nos próximos dias solicitando que seja congelada a diminuição dos repasses de 8% para 7% nos municípios que possuem menos de 100 mil habitantes. "Alguns municípios como Luís Correia já ganharam ações desse tipo", diz.

A ação também pedirá a restituição do dinheiro que já foi descontato das contas municipais nos três primeiros meses do ano. A redução do duodécimo responde à Emenda Constitucional nº 58/2009, que foi aprovada no ano passado no Congresso Nacional.

"Em janeiro fizemos uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e ainda não recebemos resposta.

Queremos saber se com a diminuição dos repasses os gastos com pessoal continuam já que houve aumento do salário mínimo", explica José Filho. Com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) registrada este ano pelas prefeituras do Estado, o impacto na administração das Câmaras foi mais forte ainda. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES