Campanha presidencial de Dilma Rousseff cria conselho político com partidos aliados

Na prática, o conselho não deve ter muitas atribuições, mas é um sinal do PT aos aliados

Dilma | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comando da campanha presidencial do PT inaugura na segunda-feira um conselho político para discutir a estratégia de campanha de Dilma Rousseff para as eleições de outubro. O grupo será formado pelos presidentes dos partidos que já formalizaram apoio a Dilma: PMDB, PC do B, PR, PDT e PRB.

A ideia dos petistas, no entanto, é ampliar esse conselho até julho, quando as convenções partidárias terão terminado. "Esse conselho é para analisar e discutir os grandes temas da campanha do PT", disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Na prática, o conselho não deve ter muitas atribuições, mas é um sinal do PT aos aliados, mostrando que estão dispostos a garantir espaço. "Vamos socializar a campanha", disse.

Segundo o presidente do PT, os problemas estaduais para a consolidação dos palanques não serão tratados pelo conselho. "Essa questão é melhor que seja discutida bilateralmente, de partido para partido", afirmou.

Na segunda-feira, Dilma também terá um jantar com líderes governistas da Câmara. O encontro ocorrerá no momento em que a pré-candidata e o PT atuam para tentar desatar os nós entre os aliados e deslanchar um roteiro de viagens pelo país, em busca de vitrine e votos.

O jantar será servido na casa do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), pivô de uma das principais disputas regionais entre PMDB e PT. Candidato ao Senado, Eunício pressiona o PT a retirar a pré-candidatura ao Senado do ex-ministro da Previdência e deputado José Pimentel.

De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), os líderes das bancadas governistas devem aproveitar o encontro com Dilma para apresentar a fatura pelo apoio à candidatura.

"Vai ser uma discussão geral. Ela já tinha manifestado o interesse nessa conversa. É claro que essa questão da disputa regional, das rivalidades locais vai entrar em discussão", disse o deputado.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que organiza o encontro, desconversa sobre as dificuldades regionais e sustenta que a prioridade da reunião é a interação de Dilma com os partidos aliados. "É mais um canal de aproximação. Esses problemas regionais são tratados pelos partidos", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES