Candidata a capital de Tapajós, Santarém amanhece de luto

Cerca de 4 milhões eleitores paraenses foram às urnas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeita do município de Santarém, Maria do Carmo Martins, decidiu nesta segunda-feira decretar luto oficial de um dia na cidade após o anúncio do resultado do plebiscito, que manteve o Estado do Pará sem divisões. Na cidade, que seria a futura capital de Tapajós, 98% se declararam a favor da divisão.

As bandeiras de Santarém estão a meio mastro. E, na fachada do centro comercial, vários empresários estão colocando tarjas pretas na frente das lojas. Para Olavo das Neves, um dos líderes do Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós, "as pessoas estão muito tristes, mas conscientes de que a região fez seu papel".

"Foi muito forte, durante a campanha, a ideia de que esse movimento era coisa de meia dúzia de políticos de Santarém, mas, como 98% dos eleitores da cidade disseram "sim", esse argumento foi desmentido. A capital Belém não entendeu as nossas necessidades e isso é o que mais machuca. Esse resultado não é o final da história é só mais um capítulo", defendeu o empresário.

A Câmara de Vereadores vota, nesta segunda-feira, uma moção de repúdio ao Estado do Pará, ao governador, Simão Jatene (PSDB), e ao vice-governador, Helenilson Pontes. "Esta moção representa o nosso descontentamento com o governo do Estado e com o vice. Simão Jatene influenciou no processo fazendo campanha pelo "não". Já o vice-governador, que é filho de Santarém, se omitiu no processo", disse o vereador Reginaldo Campos (PSB).

Políticos e lideranças da cidade têm várias reuniões programadas para hoje com o intuito de avaliar os resultados do plebiscito. Entre as medidas que já estão sendo estudadas está um projeto para a transferência da capital do Estado para o interior. Outra reivindicação é a descentralização da estrutura de Estado que hoje é toda concentrada em Belém.

Ontem, os paraenses foram às urnas para votar na proposta que dividia o Estado. Pelo resultado, 66,6% dos eleitores rejeitaram a criação dos Estados de Carajás e do Tapajós, enquanto 33,4% se disseram favoráveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES