Candidato à AMB defende eleição direta para presidentes de TJs

Juiz João Ricardo Costa, que lançou ontem no Piauí a chapa de oposição à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros

Avalie a matéria:
AMB | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz João Ricardo Costa, que lançou ontem no Piauí a chapa de oposição à presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros, defendeu a realização de eleições diretas para os tribunais. Atualmente, o critério antiguidade determina a ocupação da presidência dos tribunais do país pelos desembargadores. João Ricardo afirmou que a participação dos juízes de primeiro grau na gestão dos tribunais teria como consequência uma melhor prestação jurisdicional para a sociedade.

?A possibilidade de todos os juízes votarem nos órgãos diretivos dos tribunais seria um passo importantíssimo para a democratização do Poder Judiciário. Certamente, se todos nós, juízes, pudéssemos votar nas eleições para presidente dos tribunais, teríamos uma justiça mais eficiente, célere e valorizada?, afirmou.

O Senado Federal analisa a Proposta de Emenda à Constituição nº 15/2012, que trata das eleições diretas para a presidência dos Tribunais. O relator da PEC é o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Na Câmara Federal, PEC de igual teor, de nº 182/2012, também está sob análise dos deputados federais.

O juiz gaúcho João Ricardo Costa encabeça a chapa Movimento Unidade e Valorização que disputa a presidência da AMB e conta com o apoio de 25 presidentes de associações de magistrados de juízes estaduais do Brasil, dentre eles, o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, José Airton Medeiros. Caso eleito, João Ricardo irá comandar a principal associação de magistrados do país, que congrega 36 associações regionais, sendo 27 de juízes estaduais, sete de trabalhistas e duas de militares. Ao todo, são 14 mil associados.

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargadora Eulália Pinheiro, também recebeu em seu gabinete a visita do candidato à presidência da AMB. O magistrado gaúcho viaja por todo Brasil em campanha e está no Piauí desde o final de semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES