Candidato da extrema direita, Javier Milei lidera eleições primárias na Argentina

Economista de formação, Javier Milei apresenta a proposta de dolarização da economia argentina, além do fechamento do Banco Central

Candidato da extrema direita, Javier Milei lidera eleições primárias na Argentina | Reprodução/Twitter
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nas eleições primárias realizadas no último domingo (13) na Argentina, o candidato presidencial Javier Milei conquistou a posição de destaque ao ser o mais votado. Conforme a apuração oficial, que abrange 97,39% das urnas, o candidato ultradireitista lidera a contagem. A etapa final da votação está agendada para o dia 22 de outubro. É relevante observar que o partido de Milei, La Libertad Avanza, obteve o maior número de votos dentre todas as demais coalizões. 

Até as 3h desta segunda-feira (14), considerando o horário de Brasília, o partido La Libertad Avanza já havia acumulado 30,04% dos votos. Ao mesmo tempo, o Juntos por el Cambio, liderado pelo ex-presidente Mauricio Macri, estava com uma marca de 28,28%. Dentro da coalizão de centro-direita, Patricia Bullrich assegurou sua posição como candidata para a Casa Rosada.

Com 97,39% dos votos apurados, os candidatos mais votados são:

  • Javier Milei, com 30,04%
  • Sergio Massa, com 21,40%
  • Patricia Bullrich, com 16,98%

Economista de formação, Javier Milei apresenta a proposta de dolarização da economia argentina, além do fechamento do Banco Central. Ele demonstra admiração pelos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Donald Trump. Em declarações à imprensa no dia anterior, Milei afirmou que membros da "casta política enraizada" estão empenhados em criar um estigma ao seu redor. Ele também enfatizou que o país está diante de uma oportunidade de mudança, após décadas de insucesso. 

Devido a atrasos na votação em várias regiões da capital, o governo argentino levou mais de quatro horas após o encerramento das urnas para tornar públicos os primeiros resultados. Segundo o boletim divulgado, Milei superou seus adversários em grande parte das províncias do país.

Em meio a um contexto marcado por uma das mais elevadas taxas de inflação global e um aumento na criminalidade, mais de 35 milhões de cidadãos foram convocados a tomar parte das Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO) realizadas no último domingo. 

As eleições primárias desempenham o papel de prévias, estabelecendo os candidatos que irão competir pelas 24 vagas no Senado e pelas 130 na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional. Além disso, essas primárias também determinam os concorrentes ao cargo de prefeito da Cidade de Buenos Aires e ao governo da respectiva província, juntamente com outras posições políticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES