Deficientes visuais se candidatam e entram em debate

Carlos Amorim, Roberto Melado, Jorge Carvalho e Chicão falaram de sua luta e de seus projetos para Teresina e Timon

Avalie a matéria:
Da esquerda para a direita: Jorge Carvalho, Roberto Melado, Chicão e Carlos Amorim | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Candidatos a vereador deficientes visuais de Timon e Teresina estiveram hoje no programa Agora, da Rede Meio Norte, para debater suas ideias e projetos. Carlos Amorim (PT do B) e Roberto Melado (PV) são candidatos em Teresina, e Jorge Carvalho (PSB) e Chicão (PPN) são os de Timon.

?Nossa vida é uma batalha constante, uma batalha histórica por melhores condições de vida?, disse Roberto Melado. Advogado que perdeu a visão há seis anos, ele quer lutar para todos terem acesso aos documentos oficiais, que ganhariam uma versão em braile. ?Um companheiro nosso nesses cargos dá acesso a outros?, disse ele.

Candidato a vereador de Timon, Chicão, que já foi Campeão Mundial de Queda de Braço, perdeu a visão aos 42, no ano de 1997. ?Depois disso, eu tentei me aperfeiçoar, voltei a estudar, a praticar esportes, a trabalhar...? conta. Chicão tem o projeto de criar a Secretária de Defesa ao Portador de Deficiência, e uma fundação de apoio a pessoas que sofreram acidentes, que possa ajudar na reabilitação das vítimas.

Para Carlos Amorim, a acessibilidade é a prioridade em sua campanha. Falou da luta diária dos deficientes, contra barreiras arquitetônicas e principalmente com relação à atitude das outras pessoas. Audacioso, tem o projeto de instalar nos ônibus aparelhos de rádio, para que o portador de deficiência possa ligar para a central e avisar em que parada está, para que o ônibus pare para ele.

O candidato de Timon Jorge Carvalho não está nessa batalha de hoje. Deficiente visual desde os 14 anos, ele fundou a Associação de Deficientes Visuais naquela cidade. Suas maiores preocupações estão na questão da mobilidade urbana. ?Nós temos que disputar espaço com os carros que estacionam nas calçadas?, disse. Jorge tem o projeto de implantar avisos sonoros nos semáforos de Timon, para que o deficiente visual possa saber quando pode atravessar a rua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES