Candidatos que não retiraram propaganda serão notificados e pagarão multa, diz promotora

O prazo para os candidatos, os partidos políticos e as coligações removerem as propagandas relativas às eleições do primeiro turno já encerrou

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para os candidatos, os partidos políticos e as coligações removerem as propagandas relativas às eleições do primeiro turno encerrou na última terça-feira. A promotora eleitoral Vera Lúcia, adiantou que a Justiça Eleitoral irá fiscalizar o cumprimento da legislação. ?Todos os infratores que insistirem em manter a propaganda serão notificados?, disse.

De acordo com o artigo 347 do Código Eleitoral , está prevista a detenção de três meses a um ano e o pagamento de 10 a 20 dias-multa para quem descumprir ou não obedecer a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral. Cabe agora aos juízes das zonas eleitorais fazerem cumprir a norma dentro da sua jurisdição.

Em Teresina, a maioria das propagandas relativas ao primeiro turno foram retiradas, mas ainda persistem cartazes nas portas de residências e estabelecimentos comerciais além de pinturas em muros. Já o prazo para retirar a propaganda relativa ao segundo turno termina somente no dia 30 de novembro.

Hoje é o último dia para o mesário que faltou à votação do primeiro turno apresentar justificativa ao juiz eleitoral. Também termina nesta quarta-feira às 17h de amanhã o período em que nenhum eleitor pode ser preso ou detido, exceto em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES