Candidatura de Serra é oficializada pela Web

Praticamente no mesmo horário, Dilma se reúne com centrais sindicais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-governador de São Paulo José Serra vai ser oficializado neste sábado (10) pré-candidato do PSDB à Presidência da República, em uma convenção conjunta do partido com seus dois principais aliados, DEM e PPS. Toda a cerimônia, que começa às 9h, em Brasília, vai ser transmitida pela web, por meio do site do PSDB.

Com a oficialização de seu nome, Serra dá início a sua segunda tentativa de chegar à Presidência. Em 2002, o tucano disputou o cargo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para quem perdeu no segundo turno. Em 2006, ele optou em disputar o governo do estado de São Paulo ?o candidato do PSDB à Presidência acabou sendo Geraldo Alckmin, derrotado no segundo turno por Lula.

Serra deve subir ao palco por volta do meio-dia, após discursos dos presidentes do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), PPS, Roberto Freire, e DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves ?que abriu mão de disputar a Pesidência em razão de uma suposta preferência do partido a Serra? e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também falarão no evento.

O ex-governador José Serra passou a semana sem compromissos oficiais. Segundo sua assessoria, ele se preparava para o evento deste sábado. O lançamento de sua pré-candidatura acontece em um centro de convenções na região central de Brasília. De acordo com Sérgio Guerra, mais de 3.500 pessoas devem participar do lançamento da pré-candidatura.

No centro de convenções, o público terá acesso a 20 computadores conectados à internet, para apresentação de espaços da militância tucana em mídias sociais, como Twitter, Orkut, Facebook e YouTube. A ideia é engajar os simpatizantes à candidatura Serra de forma organizada no ambiente virtual.

O palco terá ainda um telão de LED, que exibirá a página no ex-governador no Twitter, com as postagens mais recentes no serviço de microblog. Em outubro passado, o ex-governador levantou a possibilidade de falar em primeira mão sobre a candidatura aos seus 189 mil seguidores no Twitter ?numa demonstração da importância que ele e o partido devem dar à web durante a campanha.

Dilma

Praticamente no mesmo horário do lançamento da pré-candidatura de Serra, a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, participa em São Bernardo do Campo do lançamento de um estudo de seis centrais sindicais sobre emprego e qualificação, às 11h. As duas maiores centrais sindicais do país, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, participam do encontro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não confirmou se vai ao evento, embora tenha dito que passaria o final de semana em São Bernardo do Campo, onde tem apartamento. No final da noite de sexta-feira, porém, a página oficial do PT convidava o público a assistir ao vivo pela web "debate" com o presidente e Dilma, às 10h30, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

Na reunião com as centrais sindicais, a ex-ministra será cobrada a assumir compromissos com algumas reivindicações dos trabalhadores, como a licença maternidade de 180 dias, o fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho, afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical.

O deputado disse que talvez fosse "coincidência" o evento com a ex-ministra ocorrer quase que simultaneamente ao de Serra. "Há algum tempo, vínhamos pedindo uma reunião com ela e com os presidentes dos sindicatos. Não sei se foi coincidência ou não ou se tem algum iluminado lá que falou "vamos fazer agora", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES