Cappelli aceita convite e vai assumir agência relacionada à indústria

Cappelli aceitou o convite de Geraldo Alckmin e vai assumir a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Ricardo Cappelli | Marcelo Camargo / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), convidou o ex-secretário-executivo do Ministéro da Justiça, Ricardo Cappelli, para assumir a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O convite foi feito aceito durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (31).

Cappelli, membro do mesmo partido de Alckmin, ocupava a posição de número dois no Ministério da Justiça sob o comando do ex-ministro Flávio Dino, que deixará o cargo para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).A nomeação de Cappelli tem como objetivo fortalecer a implementação da nova política industrial anunciada pelo governo na semana anterior, sendo que a ABDI estava sob comando interino de Cecília Vergara desde setembro.

O vice-presidente Alckmin, em um vídeo ao lado de Cappelli, confirmou a escolha do ex-secretário para liderar a ABDI. Alckmin destacou a longa colaboração de Cappelli desde o início do governo, elogiando seu excelente trabalho no Ministério da Justiça e expressando confiança em sua capacidade para contribuir com o desenvolvimento da nova política industrial.

Cappelli, por sua vez, declarou que o crescimento e desenvolvimento do Brasil, junto com a geração de empregos, são fundamentais para a estabilidade da democracia brasileira. Ele enxerga como um grande desafio recolocar o país no caminho do desenvolvimento com justiça social.

A nomeação de Cappelli ocorre uma semana após o lançamento da nova política industrial do governo, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta enfrentou críticas do mercado financeiro, exigindo esforços do governo para reverter a percepção negativa. O vice-presidente Alckmin espera que Cappelli também participe desses esforços para mudar a percepção inicial, esclarecendo que a política não será centrada em subsídios do Tesouro Nacional.

Ricardo Cappelli é um homem de confiança de Flávio Dino, tendo atuado como interventor federal na área de segurança do Distrito Federal após os ataques de 8 de janeiro aos três Poderes. Ele também foi secretário de estado de Comunicação do Maranhão durante a gestão de Flávio Dino. Cappelli, jornalista e especialista em administração pública pela FGV, possui uma ampla experiência em cargos na administração pública, com destaque para sua atuação por sete anos em políticas públicas relacionadas ao esporte em governos do PT, incluindo a gestão Dilma Rousseff e o período Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES