Carla Zambelli pediu para Delgatti descobrir endereço de ministro do STF

Hacker encaminhou a amiga mensagens de voz enviadas pela deputada em 2022.

Zambelli pediu para Delgatti descobrir endereço de ministro do STF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano passado, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enviou duas mensagens de áudio ao hacker Walter Delgatti Neto, solicitando que ele localizasse o endereço de um membro do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília.

Walter Delgatti Neto, que está detido desde agosto deste ano, declarou à Polícia Federal e à CPI dos Atos Golpistas que foi contratado pela deputada para participar de ações destinadas a minar a credibilidade das urnas eletrônicas, dos sistemas do Judiciário e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O hacker foi citado em vários trechos do relatório final da CPI, aprovado na última quarta-feira (18). Procurada pela reportagem, Zambelli diz – mesmo após ouvir os áudios e ver o "print" das mensagens – que não se lembra do contexto da conversa, ocorrida há quase um ano. A parlamentar afirma que "certamente não era nada ilícito".

Zambelli alega que não pode verificar o contexto da conversa, uma vez que seu celular foi apreendido pela Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o hacker. A deputada sustenta que contratou Walter Delgatti para administrar suas redes sociais e seu site, mas nega ter solicitado qualquer atividade criminosa a ele.

Delgatti encaminhou os dois áudios de Zambelli a um amigo que reside no interior de São Paulo, juntamente com mensagens que foram atribuídas à deputada. Segundo os investigadores, o hacker tinha o hábito de insinuar a pessoas próximas que mantinha conexões com políticos e personalidades famosas.

O print de tela, indica que Delgatti encaminhou os áudios no dia 26 de novembro de 2022. Três dias antes dessa data, Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia rejeitado uma ação que contestava a eleição e multado em R$ 22,9 milhões o PL, partido de Zambelli e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Ô Walter, não aparece nenhum endereço de Brasília, né? Precisava do endereço daqui de Brasília", diz a voz de Zambelli no primeiro arquivo de áudio, com duração de seis segundos.

"Não, não pode ser, porque quadra é prédio, e ele deve morar numa casa no Lago Sul, alguma coisa assim. Deve ser coisa do STF. Isso provavelmente deve estar nos arquivos do STF como casa... casa tipo... funcional, entendeu?", diz a parlamentar no segundo áudio, de 18 segundos. Veja o print e o ouça os áudios abaixo:

Carla Zambelli pediu para Delgatti descobrir endereço de ministro do STF


De acordo com o advogado do hacker, Ariovaldo Moreira, seu cliente afirma que os áudios tratam do endereço de Alexandre Moraes e comprovariam que a relação entre Zambelli e Delgatti não se restringiu a serviços de administração de redes sociais, como ela afirmou anteriormente. A defesa pretende entregar os áudios à Polícia Federal, que já investiga a conduta do hacker.

Além dos áudios, Delgatti também encaminhou a seu amigo mensagens nas quais Zambelli teria dito: "Já publicou? E a decisão que fizemos? Essas contas são dele mesmo? Ah, precisava do endereço dele aqui em Brasília....". Logo em seguida, Delgatti menciona "Xandão". Não é possível afirmar a que essas mensagens se referem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES