Carlos Bolsonaro quebra silêncio e nega qualquer crime referente às joias

O vereador usou as redes sociais para rebater as acusações, enquanto o resto da família perminece em silêncio profundo

Vereador Carlos Bolsonaro e ex-presidente Jair Bolsonaro | Alan Santos/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (13), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) usou sua conta na plataforma "X" (antigo Twitter) para abordar o caso das joias recebidas por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante seu mandato. Carlos afirmou que Bolsonaro seguiu "todas as recomendações" do Tribunal de Contas da União (TCU) a respeito desse assunto.

Na postagem, que marca a primeira manifestação da família Bolsonaro sobre o tema após a operação da Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (11), Carlos cita uma decisão do TCU para apoiar seu pai na investigação relacionada a um suposto esquema de desvio de joias. O vereador argumenta que houve uma mudança na compreensão sobre o que constitui um item de "natureza personalíssima ou de consumo direto do presidente" e que, com base nessa nova interpretação, Bolsonaro optou por devolver os presentes que recebeu.

Leia Mais

Entretanto, a devolução das joias ocorreu somente após a revelação de que representantes do governo tentaram trazer os presentes de forma ilegal para o Brasil. Em março, após a repercussão do caso, o plenário do TCU decidiu por unanimidade que o ex-presidente deveria restituir os itens.

Em contraste ao vereador, os demais membros da família Bolsonaro permaneceram em total silêncio em relação ao assunto após a ação da Polícia Federal. Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sugeriu que havia "indicações da possibilidade" de que o esquema de desvio dos presentes da Presidência da República ocorreu por "ordem de Jair Bolsonaro", implicando diretamente o ex-chefe do Executivo. De acordo com a colunista de O GLOBO, Malu Gaspar, aliados de Bolsonaro perceberam na decisão de Moraes uma ameaça de prisão ao ex-presidente.

Em uma entrevista ao canal bolsonarista Te Atualizei, que foi ao ar neste domingo e durou cerca de 1h20min, o ex-mandatário não abordou a investigação. Em vez disso, ele abordou o legado de seu governo e lançou críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes disso, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) utilizou suas redes sociais para compartilhar um calendário com fotos de seu pai.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES