Carnaval do Congresso dura 12 dias e só acaba na próxima terça

O Congresso prolonga o carnaval seguindo uma tradição de anos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo uma tradição de anos, o Congresso Nacional vai emendar o Carnaval e só volta ao trabalho na próxima terça-feira, 16. Como a maioria dos 594 deputados federais e senadores já tinha saído de Brasília na última quinta, 4, o feriadão dos congressistas vai durar 12 dias.

Diferentemente de Brasília, no Ceará, tanto a Assembleia Legislativa como a Câmara Municipal de Fortaleza voltam às atividades amanhã, 11, após o recesso de Carnaval.

Na prática, a próxima terça marcará o início real do ano legislativo, já que na semana passada Câmara e Senado voltaram das férias de fim de ano e só tiveram duas votações em plenário -uma medida provisória que aumenta a tributação sobre ganhos de capital, na Câmara, e o projeto de lei que cria o Marco Legal da Primeira Infância, no Senado.

Apesar de haver a promessa dos comandos das duas Casas de votações de projetos, como o que muda as regras de exploração do pré-sal e o que trata da independência do Banco Central, temas não relacionados à aprovação de leis devem disputar os holofotes nessa largada legislativa de 2016.

Principalmente na Câmara, que está em relativo suspense à espera da definição sobre como se dará a tramitação do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT), cujo rito foi suspenso no final do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além disso, também é esperada para as próximas semanas uma definição pelo STF sobre o destino do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que pode virar réu no processo sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Pesa contra ele na corte um pedido de afastamento do cargo e do mandato, feito pela Procuradoria-Geral da República.

Liderança

Outro tema que movimentará os bastidores da Câmara será a disputa pela liderança do PMDB na Casa, no dia 17, entre o atual ocupante do posto, Leonardo Picciani (RJ), e o candidato de Cunha, Hugo Motta. O resultado será um importante termômetro sobre a força interna que Cunha mantém dentro de seu partido após todas as suspeitas de seu envolvimento nos desvios apurados na Operação Lava Jato.

 No dia 18, abre-se também a esperada janela partidária de 30 dias, que permite de troca-troca de deputados entre partidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES