Caso da atriz pornô: julgamento que pode levar Trump a prisão começa hoje

Promotoria de Nova York afirma que Trump maquiou o pagamento para a atriz pornô como se fosse um desembolso ao seu advogado.

Montagem mostra Stormy Daniels e Donald Trump | Fotos: Ethan Miller e Palácio do Planalto/Isac Nóbrega
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro de quatro casos criminais em que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é réu, tem início nesta segunda-feira (15). As acusações giram em torno do suposto ocultamento contábil de pagamentos feitos à atriz pornô Stormy Daniels em 2016, durante sua campanha eleitoral. O julgamento deve começar às 9h30 na hora local (10h30 no horário de Brasília), em Nova York. As sessões devem ocorrer até as 16h30, de segunda até a próxima quarta (17). 

TRUMP SE DECLARA INOCENTE: No total, Donald Trump enfrenta 34 acusações, cada uma passível de até 4 anos de prisão. O ex-presidente declarou-se inocente, denunciando uma "caça às bruxas" dos democratas para impedir seu retorno à Casa Branca. Como único pré-candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais, ele enfrentará Joe Biden, atual presidente dos EUA pelo Partido Democrata. O pleito está marcado para 5 de novembro.

ENTENDA A ACUSAÇÃO: Conforme a acusação, o republicano desembolsou US$ 130 mil (equivalente a R$ 660 mil na cotação atual) nos momentos finais da campanha presidencial de 2016 para a ex-atriz pornô Stormy Daniels, a fim de garantir seu silêncio sobre um suposto encontro sexual extraconjugal ocorrido em 2006. A promotoria alega que Trump disfarçou um pagamento à sua advogada como se fosse destinado a outro fim, o que constituiria ocultação nos registros fiscais.

A PROMOTORIA AFIRMA: Segundo a promotoria, o pagamento foi considerado uma despesa de campanha, pois seu objetivo final era evitar danos políticos durante as eleições de 2016. Assim, Trump está sendo acusado de ocultar uma despesa de campanha e enfrentará julgamento por esse motivo. Quem fez o pagamento foi Michael Cohen, então advogado pessoal de Trump —e hoje adversário dele. Como havia um grupo de pessoas envolvidas no esquema, também há acusação de conspiração.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES