CCJ da Câmara aprova fim da multa para advogado que abandona processo penal

. O projeto tem como objetivo substituir a sanção por um processo administrativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Deputado Lafayette de Andrada é o relator do projeto | Vinícius Loures / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Lei 4727/20, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que estabelece o fim da multa aplicada pela Justiça ao operador do Direito que abandona processo penal foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. O projeto tem como objetivo substituir a sanção por um processo administrativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

De acordo com o texto, caberá à seccional competente da OAB apurar eventuais infrações disciplinares nos termos do Estatuto da Advocacia e da OAB. Atualmente, o Código de Processo Penal (CPP) proíbe o defensor de abandonar o processo, a menos que haja motivo imperioso, comunicado previamente ao juiz, sob pena de multa de 10 a 100 salários mínimos.

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), relator do projeto na comissão, emitiu parecer favorável à proposta. Em sua avaliação, a aplicação sumária da multa "representa clara violação aos postulados do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, insculpidos na Constituição Federal". O projeto de lei também prevê a inclusão da nova regra no Código de Processo Penal Militar (CPPM), para garantir tratamento isonômico entre os defensores em processos de competência da Justiça Militar.

Além disso, o texto propõe a revogação do dispositivo do CPPM que torna obrigatória a nomeação de advogado de ofício para os praças, já que essa medida não foi recepcionada pela Constituição Federal. Segundo o relator, os antigos advogados de ofício, atualmente defensores públicos federais, devem atuar conforme as disposições específicas de seu estatuto, não estando mais subordinados à Justiça Militar.

O projeto de lei seguirá agora para análise do Plenário da Câmara dos Deputados antes de se tornar lei. Caso aprovado, poderá modificar as regras relacionadas ao abandono de processos penais e a aplicação de multas aos advogados nessas situações. (Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES