CCJ do Senado mantém a reeleição para cargo de presidente

Proposta de emenda à Constituição segue para análise do plenário

Comissão de Justiça do Senado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Contrariando proposta aprovada em maio pela Comissão da Reforma Política do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa derrubou nesta quarta (22) a matéria que previa o fim da reeleição para chefes do Executivo e estabelecia mandato único de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da República. A decisão da CCJ segue agora para ser votada no plenário do Senado, onde precisa ser aprovada em dois turnos.

As regras que acabavam com a reeleição estavam previstas em duas propostas de emenda à Constituição que foram modificadas pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), relator da matéria na comissão.

A manutenção da reeleição para chefes de estado foi aprovada pela maioria dos integrantes da CCJ, com votos contrários dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MT), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Waldemir Moka (PMDB-MS).

Para justificar a decisão de derrubar a proposta da Comissão de Reforma Política, Calheiros argumentou que o mandato de cinco anos, sem reeleição, teria sido responsável por ?uma crise institucional quase permanente? no país e que o mandato de quatro anos passível de renovação por igual período trouxe ?maior estabilidade?.

?Na vigência da Constituição de 1946 o mandato do presidente da República era de cinco anos, enquanto as legislaturas eram de quatro anos. E na vigência da Carta de 1946 o país conviveu com uma crise institucional quase permanente, com um presidente da República cometendo suicídio [Getúlio Vargas], outro renunciando [Jânio Quadros] ao seu mandato e o sucessor deste último acabou deposto [João Goulart]. Diversamente, é certo que com a adoção do mandato presidencial de quatro anos, a partir das eleições de 1994 temos vivenciado um período de maior estabilidade político-institucional?, argumentou Calheiros.

Embora tenha mantido a reeleição, a CCJ aprovou a mudança na data de posse de governantes. Pela regra, a cerimônia passa do dia 1º de janeiro ? do ano seguinte à eleição ? para 5 de janeiro, no caso de prefeitos, 10 de janeiro para governadores e 15 do mesmo mês, para presidente da República.

Os integrantes da CCJ também aprovaram a unificação das eleições municipais e federais, que hoje ocorrem em períodos intervalos de dois anos. De acordo com o texto de Calheiros, a partir de 2018 o Brasil irá escolher prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, senadores e presidente da República em um único pleito. Para adequar a regra, em 2016, deve ocorrer uma eleição municipal para mandato suplementar de dois anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES