Centrais rejeitam proposta de Temer e ameaçam greves por redução da jornada

Presidentes da Força e da CUT prometem greves pelo país após Carnaval

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os presidentes das centrais sindicais rejeitaram nesta terça-feira (9) a proposta alternativa do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para a redução da jornada de trabalho.

Uma nova reunião ficou para ser agendada para depois do feriado de Carnaval, mas as centrais já ameaçam comandar greves pelo país para forçar a aprovação da redução de jornada de 44 horas semanais para 40 e um aumento no valor pago pela hora extra de 50% para 75%.

O deputado Paulinho da Força (PDT-SP), que comanda a Força Sindical, destacou que haverá ainda uma consulta às bases sobre a proposta de Temer de reduzir a jornada de trabalho para 42 horas. Ele, no entanto, já sinalizou que não deverá haver acordo. “A ideia do presidente Temer é reduzir para 42 horas e dar uma isenção fiscal para cobrir parte do custo e não teria aumento de hora extra. Nem isso os empresários aceitaram. Se nem os empresários concordaram com 42 horas não sou eu quem vai concordar”, disse o deputado do PDT.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Arthur Henrique, disse que as entidades trabalharão a partir do carnaval para ampliar a mobilização e pretendem comandar greves para aumentar a pressão sobre o Congresso. “Vamos manter a pressão aqui no Congresso, vamos envolver os estados e os municípios e pressionar os deputados na base e vamos entregar nossa pauta para os sindicatos patronais da industria, do comércio, da agricultura, dos transportes, entre outros. Se não abrir o processo de negociação, aí vamos fazer greve e mobilizações depois do Carnaval”, disse Henrique.

As centrais cobram de Temer que, independente do acordo, seja marcada uma data para a votação da redução da jornada. Para Henrique, isso facilitaria a negociação porque haveria um horizonte de deliberação no plenário. Paulinho, por sua vez, acredita que se o tema for colocado em plenário a proposta de redução para 40 horas com o aumento de horas extras poderia ter a adesão de 90% da Casa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES