Certidão criminal vai ser divulgada pela internet

O Tribunal, que aprovou na última terça-feira a resolução, nega a intenção de impor a vida pregressa dos políticos como exigência para a elegibilidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os eleitores piauienses terão uma nova arma para a escolha dos candidatos nas eleições deste ano. A certidão criminal, com informações detalhadas sobre o andamento de cada processo criminal existente contra o candidato, será divulgada pela Justiça Eleitoral na internet. As informações ficarão arquivadas no Sistema de Divulgação de Candidaturas, na página online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Tribunal, que aprovou na última terça-feira a resolução, nega a intenção de impor a vida pregressa dos políticos como exigência para a elegibilidade. Para Marcus Vinícius Coelho, secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o eleitor terá mais um elemento para avaliar a capacidade dos pretensos ocupantes do Legislativo e Executivo. "Ao invés de ter ficha criminal, os candidatos deveriam ter uma ficha de serviços prestados à comunidade", frisa.

Os partidos políticos que possuem candidatos com certidão criminal positiva e não apresentarem a documentação específica de cada processo terão o prazo de 72 horas para que a omissão seja suprida. O candidato que ignorar a regulamentação poderá ter o registro de candidatura negado.

Voto em Trânsito

Nas eleições de 2010, os eleitores que estiverem ausentes de seu domicílio eleitoral de origem poderão votar. Segundo o TSE, eles precisam solicitar a transferência provisória do título para uma das capitais dos estados e, assim, votar nos candidatos a presidente e vice-presidente da República.

Outra regra que será adotada pela Justiça Eleitoral este ano determina a exigência da apresentação de documento com foto, a ser apresentado junto com o título eleitoral, na hora da votação. Os partidos políticos também não terão a obrigatoriedade de vínculo entre candidaturas de nível nacional, estadual e distrital.(S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES