CGE-PI pede apoio da bancada federal para aprovação da PEC 45

A PEC já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Controlador Geral do Estado, Darcy Siqueira, encaminhou esta semana ofícios aos três senadores piauienses, João Vicente Claudino (PTC), Ciro Nogueira (PP) e Wellington Dias (PT), solicitando apoio para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2009. A PEC já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado Federal e institui um novo marco regulatório para o Controle Interno da Administração Pública.

Durante a VII Reunião Técnica do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno), realizada nos dias 27 e 28 de junho de 2013, em Vitória/ES, os titulares dos órgãos de Controle Interno do Poder Executivo das três esferas de governo discutiram a necessidade das bancadas federais de cada Estado intercederem favoravelmente na aprovação da PEC. Como resultado do encontro, foi escrita a Carta do Espírito Santo, endereçada à presidente da República, aos presidentes da Câmara Federal e do Senado, e assinada por todos os controladores estaduais presentes, destacando a importância da aprovação da PEC 45.

Darcy Siqueira lembrou que cabe ao controle interno zelar pela aplicação regular dos recursos públicos. ?Uma das funções do Controle Interno é orientar os gestores quanto às melhores práticas administrativas, visando assegurar a eficiência dos gastos e a qualidade dos serviços prestados à população?, afirmou o Controlador Geral do Estado.

A PEC 45 determina a essencialidade do controle interno para o funcionamento da Administração Pública e define as funções típicas para o exercício do controle interno. Além disso, a Proposta estabelece a vinculação do exercício das funções de controle interno por servidores públicos organizados em carreiras específicas.

Para Darcy Siqueira, a aprovação da PEC vai contribuir para atender aos reclames da população, que exige uma nova postura dos agentes na gestão da coisa pública, ampliando a transparência e combatendo a corrupção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES