CGU determina demissão de Weintraub do cargo de professor por excesso de faltas

Ex-ministro da Educação no governo Bolsonaro é alvo de apuração interna na Unifesp por abondo ao cargo

CGU determina que Weintraub seja demitido do cargo de professor por faltas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Controladoria-Geral da União (CGU) ordenou a demissão do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub de seu cargo como professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). De acordo com a portaria divulgada nesta quarta-feira, 7, Weintraub teria abandonado a função e apresentava um número significativo de faltas injustificadas. As informações são do jornal O Globo. 

O ex-ministro da Educação estava sob investigação interna na Unifesp devido a faltas sem justificativa. De acordo com informações disponíveis no Portal da Transparência, Weintraub atua como professor do ensino superior desde 2014 e estava designado para cumprir uma carga horária de 40 horas semanais.

A investigação teve início após a universidade receber uma denúncia de abandono do cargo pela ouvidoria da Unifesp, em abril de 2023. Depois da denúncia, o salário de Weintraub foi suspenso. Daniela Weintraub, esposa do ex-ministro, também enfrentou um processo administrativo devido a faltas injustificadas.

Na portaria divulgada no Diário Oficial da União (DOU), a CGU também estabeleceu que Weintraub seja proibido de ser nomeado ou assumir cargos de comissão ou de confiança do Poder Executivo Federal pelos próximos 8 anos.

Abraham Weintraub foi ministro da Educação durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, ocupando o cargo entre 2019 e 2020. Ele solicitou sua exoneração da pasta e se mudou para os Estados Unidos. De lá para cá, rompeu com Bolsonaro e anunciou sua candidatura independente, sem filiação partidária, à prefeitura de São Paulo no final de janeiro deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES