Ciro apresenta projeto para regulamentar teletrabalho e regime híbrido

A proposta visa garantir que esses trabalhadores tenham seus direitos respeitados em termos de remuneração.

Senador Ciro Nogueira | Divulgação Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou recentemente um projeto de lei, o PL 5090/2023, com o objetivo de regulamentar o teletrabalho e o regime híbrido de trabalho no Brasil. Essas modalidades de trabalho se tornaram mais comuns em todo o mundo, principalmente devido à pandemia de COVID-19, e o senador busca criar uma legislação específica para incorporá-las à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) brasileira.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase metade das empresas industriais com 100 ou mais empregados implementou o teletrabalho em 2022. Diante desse cenário, Ciro Nogueira enfatiza a importância de atualizar a regulamentação trabalhista no Brasil para proteger os direitos e deveres tanto dos empregadores quanto dos trabalhadores.

O projeto de lei destaca que certos grupos terão prioridade no acesso ao teletrabalho e ao regime híbrido, incluindo empregados com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com filhos ou crianças sob guarda judicial de até quatro anos de idade, aqueles com idade superior a 50 anos e vítimas de violência doméstica ou familiar. A proposta visa garantir que esses trabalhadores tenham seus direitos respeitados em termos de remuneração, saúde, segurança no trabalho, horas extras e outros benefícios trabalhistas, além de evitar discriminação relacionada ao teletrabalho.

O senador Ciro Nogueira ressalta que uma lei específica ajudará a proteger os direitos dos trabalhadores que optam por trabalhar remotamente ou adotar uma jornada híbrida, ao mesmo tempo em que proporcionará diversos benefícios, como o aumento da produtividade, economias de custos para empresas e funcionários, a oportunidade de trabalho em regiões distantes dos centros urbanos, melhorias na mobilidade urbana e redução da sobrecarga nos transportes públicos, além da contribuição para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar nas cidades.

Atualmente, o PL 5090/2023 está na Secretaria Legislativa do Senado Federal, aguardando definições sobre as comissões temáticas onde será discutido e analisado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES