Ciro Nogueira diz que Bolsonaro errou, mas sonha com ele no PP em 2022

Vale ressaltar que o Progressistas obteve um resultado expressivo nas eleições deste ano nos municípios.

mn | mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador piauiense e Presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo onde repercutiu o resultado do partido nas eleições municipais de 2020 e ainda comentou sobre a possível ida de Jair Bolsonaro (Sem partido) ao PP em 2022. 

Vale ressaltar que o Progressistas obteve um resultado expressivo nas eleições deste ano nos municípios. Para Ciro, um dos líderes do ‘Centrão’, o pleito deste ano retratou ‘ a volta da boa política’ e que o eleitorado escolheu candidatos com experiência em gestões anteriores. A sigla elegeu 682 prefeitos contra 498 na passada. 

Sobre Bolsonaro, o senador declarou à Folha que errou ao declarar apoios no primeiro turno porque, no fim, acabou com a pecha de derrotado. “Eu acho que aí foi um erro de estratégia do presidente. Ele tinha no início a ideia de não entrar na eleição no primeiro turno. Acho que ele errou ao entrar na eleição do primeiro turno. Ele deveria ter mantido a decisão dele”, disse. 

Durante a entrevista, Ciro disse que apesar de a maior parte dos candidatos apoiados pelo Presidente terem tido resultado ruim, ele não vê a eleição municipal como uma prévia de 2022. Ele afirmou ainda que apoiará Bolsonaro na próxima disputa presidencial e que seria um "sonho" tê-lo filiado ao partido. “Olha, eu tenho certeza da reeleição do presidente. O PP está fechado [com ele] em 2022. O PP tem um histórico de fidelidade aos projetos políticos dos quais faz parte. Como é que a gente vai explicar que vai participar do governo Bolsonaro e na véspera vai trocar de candidato? E o presidente para perder a eleição vai ter de mudar o maior dos paradigmas quanto a isso. Nunca um presidente perdeu a reeleição. Teria de ser uma tragédia muito grande. Mas as pessoas votaram nele sem conhecer a gestão Bolsonaro. Agora as pessoas vão conhecer. Então, é fundamental que ele traga estabilidade à gestão dele, que tenha resultados na gestão. E eu acho que esses partidos de centro dão essa estabilidade”, reiterou. 

Ciro Nogueira e Jair Bolsonaro em visita à Serra da Capivara (Reprodução)

Veja outros trechos da entrevista: 

Já que ele entrou e pediu votos, significa uma derrota para ele? 

"De jeito nenhum. Porque o Celso [Russomanno] não perdeu [em São Paulo] por causa do presidente. O Celso tem um histórico de derrotas durante a campanha, sempre começa bem [e depois cai]... O [Marcello] Crivella não vai perder por causa do presidente, ele vai perder porque ele é um desastre administrativo".

Voltando às eleições municipais, o sr acha que a falta de ser filiado a um partido foi uma das coisas que prejudicaram o presidente? 

"O presidente apoiou muito poucos candidatos e, nos casos mais visíveis, não foi culpa dele a derrota. Então, eu não vejo isso não. Acredito que essa questão partidária o presidente não vai resolver a curto prazo. Se eu tivesse no lugar dele, eu não resolveria. Acho que só no segundo semestre [de 2021]".

  PP o convidou a fazer parte do partido? 

"Sempre. Sempre. É um desejo enorme. Se nós estamos no projeto político é um sonho ter o presidente no partido."

Ele deu indicativo de que pode voltar ao PP?

"Ele diz que tem muita saudade do partido".

A aliança do presidente com o centrão foi muito criticada porque apoiadores e o próprio Bolsonaro chamavam de perfil fisiológicos dos partidos. Como justificar a aliança do presidente com vocês se ele antes os criticava por fisiologismo? 

"A mídia por vezes quer colocar, insistir nisso, mas não é verdade. Começamos a votar com o governo muito antes dessa questão de governo. Veja os índices, não é só o Progressistas. Todos os partidos da base. Já vínhamos votando com o governo e não aumentou a fidelidade por causa disso. O que houve foi o reconhecimento do presidente, que escolheu técnicos, e de uma forma muito diferente do passado. O presidente desde o início disse: "jamais vou entregar ministérios, porteira fechada". E eu disse: "o sr. está correto, o seu eleitorado não vai admitir esse tipo de situação e eu quero fazer parte de um projeto que vai dar certo". Então, ele escolheu os técnicos, diversos partidos indicaram nomes que não foram aceitos porque não tinha o perfil. É uma relação completamente diferente".

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES