COE recomenda liberação de eventos com até 100 pessoas no Piauí

Neste sentido, o COE embasou a decisão na análise epidemiológica do período de 6 a 12 de junho deste ano.

COE recomenda liberação de eventos com até 100 pessoas no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em novo parecer, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Piauí (COE) recomendou a liberação de eventos culturais e atividades sociais para até 100 pessoas, em ambiente aberto e semiaberto. Porém, o documento traz ressalvas, de modo que casas de shows, espetáculos e boates devem permanecer com os serviços suspensos.

Neste sentido, o COE embasou a decisão na análise do período de 6 a 12 de junho deste ano, quando foram registrados uma média móvel de novos casos de 854,93 e de óbitos diários de 14,53, uma taxa de letalidade de 2,6% e o índice de Transmissibilidade variando de 0,82 a 0,95. As taxas de ocupação de leitos de UTI e clínicos estavam em 79,8% e 55,2%.

Eventos ao ar livre podem ser liberados com limitação no Piauí (Foto: Rafimex)

Segundo a recomendação expedida pelo COE, durante as reuniões os representantes do segmento fizeram a alegação que festas e eventos foram transferidas de locais apropriados , para outros ambientes como bares e restaurantes, ademais pontuaram a necessidade da retomada urgente dos eventos para sustentabilidade do setor e de seus integrantes.

Com o indicativo, os membros do COE recomendaram a liberação observando as seguintes condições: Evento realizado em ambiente aberto e semiaberto, com público máximo permitido de até 100 pessoas, desde que o espaço permita o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, sendo proibida danças e autorizada apenas música; Continuam suspensas atividades que envolvam aglomeração, bem como o funcionamento de casas de shows, espetáculos, boates e similares.

"Ressaltamos que a liberação desse tipo de vento será permitida enquanto os índices de propagação da Covid e a taxa de ocupação de leitos permitirem, o que pode mudar de acordo com a situação epidemiológica, portanto eventos agendados para datas futuras poderão ter que ser adiados", sinalizam. 

Vale pontuar que a recomendação ainda será analisada pelo Governo do Piauí, que decidirá se inclui a liberação no decreto ou não.  

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES