Com 238 votos, Câmara aprova regime de urgência para PL das fake news

Arthur Lira decidiu impor ao projeto sobre fake news um regime de urgência que requer apenas maioria simples para a sua aprovação.

Arthur Lira afirmou que houve acordo para votar mérito da proposta | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 25, por 238 votos a 192, o requerimento de urgência para o projeto das fake news (PL 2630/20), que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que os líderes chegaram a um acordo de procedimentos, que prevê a votação da urgência no dia da aprovação e a análise do mérito na próxima semana, a fim de dar mais tempo ao relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), para negociar mudanças propostas pelos partidos.

No entanto, houve divergências de interpretação dos acordos feitos durante a reunião de líderes. Diante disso, Arthur Lira decidiu impor ao projeto sobre fake news um regime de urgência que requer apenas maioria simples para a sua aprovação. "É minha prerrogativa regimental", disse Lira.

Vale destacar que a urgência aprovada por maioria simples é limitada a dois projetos em tramitação na Câmara e não permite a votação da proposta imediatamente. Já aquela que depende do aval de 257 deputados permite a inclusão imediata na pauta. Lira afirmou que os líderes tinham feito acordo para dispensar a votação nominal do requerimento de urgência que exige maior quórum.

No entanto, partidos como Novo, PL e a Frente Parlamentar Evangélica negaram o acordo. Após as divergências, Lira chegou a afirmar que iria exigir ata das reuniões para esclarecer os pontos de discordância. A situação evidencia a controvérsia e as diferentes interpretações sobre o procedimento de urgência para o projeto das fake news na Câmara dos Deputados. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES