Com 76% das obras concluídas, Adutora do Litoral tem primeiras ligações

Estão sendo investidos R$ 70 milhões, recursos que transformarão a realidade e contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população.

Primeiras ligações de água | Roberta Aline / CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias acompanhou, nesta sexta-feira (04), a ligação de água da Adutora do Litoral à comunidade Carnaubal, em Luís Correia, primeira a ser beneficiada pelo projeto. A obra garantirá o abastecimento hídrico de toda a região litorânea do Piauí.

Estão sendo investidos R$ 70 milhões, recursos que transformarão a realidade e contribuirão para a melhoria da qualidade de vida da população que vive nas sedes e localidades dos municípios litorâneos de Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

“A Adutora do Litoral é uma grande obra em todos os sentidos. É um investimento grande, que atende a vários municípios, a milhares de pessoas, desde Ilha Grande até Cajueiro da Praia. É um sonho que se torna realidade a cada momento, é água chegando na torneira dessas pessoas e já tem previstas novas etapas de inauguração”, destacou o chefe do Executivo estadual.

A obra possui mais de 80 quilômetros de extensão da tubulação principal, partindo do bairro Pindorama, em Parnaíba, e já está com mais de 76% dos serviços executados. Além de Carnaubal, onde 90 famílias estão sendo beneficiadas, nesta primeira etapa, os próximos beneficiados serão os moradores das comunidades Arrombado, Macapá, Maramar, Carapebas, Mexeriqueira e Sobradinho, que também passarão a contar com água limpa, de qualidade e pronta para o consumo diretamente em suas casas.

“Estamos muito satisfeitos por poder dar o grande pontapé para a concretização da Adutora do Litoral, maior empreendimento hídrico em execução pelo Governo do Estado. Estamos beneficiando, primeiramente, o povoado Carnaubal, no município de Luís Correia, seguindo em direção a Cajueiro da Praia. Então, já é uma realidade e chega para o desenvolvimento de toda essa região da Planície Litorânea”, disse Leonardo Sobral, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

Conclusão da obra permitirá mais investimento

O secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, destacou que a conclusão da obra permitirá a atração de mais empreendimentos para a região, bem como avançar para a execução de mais uma etapa, o saneamento.

“É um marco histórico. Essa obra, há muito tempo, é esperada, teve vários percalços ao longo da sua execução, mas finalmente caminha para sua conclusão. Então, é um grande investimento aplicado com recursos do Governo do Estado, que resolverá em definitivo o problema de abastecimento de água nessas comunidades e vai destravar empreendimentos que precisam do acesso à água para se desenvolverem. Portanto, mais empreendimentos poderão se instalar, mais leitos em hotéis e pousadas e, agora, já vamos tratar da questão do saneamento, que é a nova etapa para haja o desenvolvimento do setor do turismo”, informou Fonteles.

Sonho realizado

A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, comemorou e reiterou que é um sonho realizado para as famílias que moram nas localidades beneficiadas. “Era um sonho de muitas famílias, que está sendo realizado pela ligação dessa primeira fase e será concluída ao longo dos próximos meses até chegar em Cajueiro da Praia. Então, esse é um momento de muita alegria para essas famílias que, hoje, estão recebendo água nas torneiras. Só temos a agradecer a todos os envolvidos”, disse a gestora.

Para Maria de Jesus Galdino, moradora da Comunidade Carnaubal, a rotina fica mais fácil com a água na torneira. “Agora, não precisaremos mais comprar água mineral porque tem água de qualidade para beber, cozinhar, lavar roupas, tomar banho, ficou tudo mais fácil”, contou a moradora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES