Com 92 anos, ex-deputado Paulo Maluf tem penas extintas pelo STF

O indulto abrange apenas as penas privativas de liberdade, ficando mantidos os demais efeitos da condenação.

Ex-deputado Paulo Maluf tem penas extintas pelo STF | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (16), o Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que as penas de prisão impostas ao ex-deputado Paulo Maluf nas Ações Penais (APS) 863 e 968 foram extintas. O Ministro considerou que Maluf, por ter mais de 70 anos e ter cumprido mais de um terço da pena, preenchia os requisitos para receber o perdão de Natal conforme estabelecido no Decreto 11.302/2022, assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

O indulto abrange apenas as penas privativas de liberdade, ficando mantidos os demais efeitos da condenação. Segundo Fachin, a pena nas duas ações penais soma 10 anos, 6 meses e 10 dias. Como tem 92 anos e já cumpriu mais de metade desse total, Maluf se enquadra nas regras previstas no decreto presidencial. 

O ministro destacou, ainda, que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Conselho Penitenciário de São Paulo apresentaram pareceres favoráveis à concessão do benefício. Na AP 863, Maluf foi condenado, por lavagem de dinheiro, a 7 anos, 9 meses e 10 dias de reclusão. 

A pena incluiu também a perda do mandato parlamentar e a interdição para exercício de cargo ou função pública ou de direção de determinadas pessoas jurídicas citadas na lei de combate à lavagem de dinheiro (Lei 9.613/1998), pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade aplicada. 

Na AP 968, a sentença foi de 2 anos e 9 meses de reclusão, pela prática do crime de falsidade ideológica para fins eleitorais. Essa foi a terceira vez que a defesa de Maluf pediu a extinção de sua pena com base em decreto de indulto natalino. Nas anteriores, em 2019 e 2021, o relator negou o pedido porque não haviam sido preenchidos os requisitos formais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES