Com a ONU, W. Dias detalha proposta da Aliança Global contra a Fome

Dias enfatizou o papel crucial das Nações Unidas na Aliança, tanto na fase de implementação quanto na operacionalização da iniciativa.

Ministro Wellington Dias | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 8, com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammedo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, apresentou detalhes da proposta da Aliança Global contra a Fome e a PobrezaEssa iniciativa, destacada como prioridade pelo governo durante a presidência do G20, tem como objetivo mobilizar esforços internacionais e recursos para apoiar países na implementação de políticas públicas eficazes contra a fome e a pobreza, com foco em ações estruturais e transversais. 

QUAL PLANO DEFINIDO: A meta final é alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 e 2, que visam erradicar a pobreza extrema e a fome até 2030. Durante a reunião, Dias enfatizou o papel crucial das Nações Unidas na Aliança, tanto na fase de implementação quanto na operacionalização da iniciativa. Ele ressaltou que a Aliança não será exclusivamente do G20, mas uma colaboração de todos os países e organizações interessadas em trabalhar juntas para enfrentar esses desafios.

O QUE DIZ O MINISTRO: Wellington Dias explicou que diversas agências da ONU, como a FAO, PMA, OIT e Unicef, além do Banco Mundial, já entregaram relatórios que serviram como base para o trabalho da Força Tarefa pela Aliança Global, que teve sua primeira reunião em fevereiro. Ele solicitou o apoio das Nações Unidas para a iniciativa, propondo que os escritórios da ONU nos países membros da Aliança atuem como pontos de coordenação, financiamento e assistência técnica.

"Precisamos do apoio da ONU de duas formas. Primeiro, para que seus escritórios nos países membros da Aliança sirvam como porta de entrada para a coordenação de esforços, financiamento e assistência técnica. Segundo, para que o sistema das Nações Unidas abrigue o mecanismo de apoio central às operações da Aliança", explicou.

Dias também ressaltou a importância de um mecanismo próprio para dar suporte às operações da Aliança, sugerindo a criação de um secretariado misto composto por funcionários de agências da ONU, além de instituições financeiras como o Banco Mundial e o Fida.

🌍🤝 O QUE O BRASIL QUER: O governo brasileiro espera que as discussões técnicas com o G20 sobre a governança da Aliança Global comecem neste mês de março e sejam finalizadas com as negociações em maio. A reunião ministerial da Força Tarefa está agendada para julho, no Rio de Janeiro, com a expectativa de definir os contornos definitivos da Aliança Global. O lançamento oficial da iniciativa está previsto para ocorrer durante a Cúpula do G20, também no Rio, em novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES