Com Obama, Dilma Rousseff diz que vai zerar desmatamento em 15 anos

Afirmação foi feita em coletiva conjunta com Barack Obama

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciaram nesta terça-feira uma declaração conjuta para ampliar a colaboração bilateral no enfrentamento das mudanças climáticas.

Entre os compromissos brasileiros, está a implementação de políticas públicas com o objetivo de eliminar o desmatamento ilegal. Durante coletiva de imprensa na Casa Branca, a presidente Dilma confirmou o prazo de 15 anos para a meta de desmatamento zero.

O Brasil declarou ainda que se comprometerá com a restauração e o reflorestamento de 12 milhões de hectares de florestas até 2030, dentro de sua contribuição voluntária a ser apresentada na Conferência de Clima (COP-21) de Paris, em dezembro. Isso dobrará a atual área reflorestada e restaurada do país e permitirá maior captura de carbono na atmosfera, reduzindo o impacto das emissões de gases poluentes.

Os EUA, por sua vez, anunciaram uma inédita meta, a ser perseguida conjuntamente com o Brasil, de atingir em 15 anos 20% de fontes renováveis (excluída a geração hidrelétrica) na matriz energética. Atualmente, o percentual nos EUA é de 12,9%.No documento, os presidentes se comprometem a trabalhar em conjunto e com outros parceiros para superar potenciais obstáculos a um Acordo de Paris, na conferência sobre Mudança no Clima, no final deste ano, e pedem que o consenso entre as nações seja ambicioso e equilibrado.

O informe conjunto foi divulgado pouco antes de a presidente Dilma Rousseff chegar à Casa Branca, na manhã, para reunião de trabalho com o presidente Barack Obama e as equipes de primeiro escalão. Sorridentes, os dois se cumprimentaram primeiramente no Salão Oval.

Com o anúncio, todos os principais atores das negociações globais de mudanças climáticas agora já se dispuseram a adotar metas ambiciosas para conter o aquecimento global, dando força política às negociações no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).Os EUA haviam fechado acordo com a China no fim do ano passado, quando anunciou pretender reduzir entre 26% e 28% suas emissões até 2025 (sobre os níveis de 2005).

Os americanos também firmaram compromisso com a Índia e o G-7 este ano.“Os dois presidentes reiteraram o chamado por um resultado exitoso na Conferência de Paris sobre Mudança do Clima, no final deste ano. O resultado de Paris deve sinalizar firmemente à comunidade internacional que governos, empresas e sociedade civil estão decididos a enfrentar o desafio climático”, diz o texto oficial.A meta de 12 milhões de hectares é significativa, pois existem hoje no país 7,1 milhões de hectares restaurados e reflorestados.

O fim do desmatamento ilegal, por sua vez, era uma das sinalizações mais aguardadas por especialistas e ambientalistas por parte do governo brasileiro.“Sua contribuição (do Brasil) será baseada na implementação de políticas amplas, inclusive nos setores de florestas, uso da terra, indústria e energia. O Brasil implementará políticas com vistas à eliminação do desmatamento ilegal, em conjunto com o aumento ambicioso de estoques de carbono por meio de reflorestamento e da restauração florestal. Para tanto, o Brasil pretende restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas até 2030”, diz o comunicado conjunto.O esforço do Brasil também é imenso na área de energias renováveis: atualmente, quando excluída a geração das hidrelétricas, o percentual é de 7,9% (eólica, solar, biomassa etc). A contribuição voluntária do Brasil que agregará todas as metas de contenção do aquecimento global será apresentada em outubro, na reunião final preparatória para a COP-21.

No comunicado, o país se comprometeu a ter participação de 28% a 33% de fontes renováveis (eletricidade e biocombustíveis) em sua matriz energética também em 15 anos.Os presidentes anunciaram ainda a adoção de novos e melhores modelos de gestão de florestas, terras agrícolas e pastagens, como o lançamento de um programa binacional para a atração de investimentos em florestas e uso da terra, e a criação de uma iniciativa conjuta a partir de um novo grupo de trabalho, com a proposta de ampliar a cooperação em temas como o uso da terra e energia limpa, além do diálogo político sobre o clima a nível nacional e internacional.De acordo com a declaração, desde 2005, os dois países reduziram emissões de gases de efeito estufa, em termos absolutos, mais do que quaisquer outros países. O Brasil reduziu 41% de suas emissões, em relação a 2005, enquanto os Estados Unidos já reduziram 10% das emissões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES