Com patrulha 24 horas, Mauro Cid muda rotina de área militar

Após acordo de delação, Bolsonaro diz que Mauro Cid ‘tem bom caráter’ e ‘não vai inventar nada’. ‘

Com patrulha 24h, Mauro Cid muda rotina de área militar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Soldados da Polícia do Exército que patrulham as cercanias da nova residência do tenente-coronel Mauro Cid, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília, foram claros ao passar a nova determinação: a área, agora, é considerada “sensível”.

Após acordo de delação, Bolsonaro diz que Mauro Cid ‘tem bom caráter’ e ‘não vai inventar nada’. ‘Profundamente lamentável’: advogado de Mauro Cid critica voto de Nunes Marques no julgamento de 8 de janeiro

A chegada do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, há uma semana, mudou a rotina da rua onde moram outros oficiais. Cid firmou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal, deixou a cadeia após quatro meses e seis dias e trocou a cela de cerca de 20 metros quadrados por uma residência com metragem cerca de cinco vezes superior.

Na rua, militares passaram a se revezar 24 horas por dia na vigilância, sempre posicionados a cerca de 50 metros da casa do tenente-coronel. Quando veículos estranhos se aproximam, a abordagem é imediata — aos motoristas, é pedido que não estacionem na via. Vizinhos evitam comentários, e alguns até demonstram surpresa com a informação sobre a presença do novo morador.

O GLOBO acompanhou por uma semana a rotina de Cid, que não pode deixar a residência à noite e aos finais de semana, usa tornozeleira eletrônica e está impedido de ter contato com outros investigados — as exceções são a mulher, Gabriela Cid, com quem mora; a filha, que também vive ali; e o pai, o general Mauro César Lourena Cid, que visita o filho diariamente. O ex-ajudante de ordens também precisa se apresentar semanalmente à Justiça, às segundas.

Quando foi preso, em maio, Cid morava na Quadra dos Generais, um condomínio fechado dentro do SMU reservado aos militares de alta patente. A família agora se mudou para uma casa menor, na Vila Militar, na mesma região.

Desde a soltura, Cid tem saído pouco de casa, que não tem muros e fica perto de um hospital e do clube do Exército. Mesmo em um carro com película escura, evita a saída principal da vila, onde está mais sujeito à exposição — ele costuma ficar no banco da carona, com a mulher dirigindo. A cerca de cem metros da residência, há uma praça arborizada e um ponto de ônibus movimentado.

Na última segunda-feira, ele foi visto saindo de casa pela primeira vez, acompanhado da mulher, por volta de 13h30m — antes, soldados fizeram uma inspeção na rua. Naquele dia, ao GLOBO, Gabriela Cid desabafou sobre a “superexposição” que sua família têm sofrido nos últimos meses, após virem à tona diversos escândalos envolvendo o militar. Com a confirmação do acordo de delação, porém, ela diz esperar que sua família possa voltar a ter uma vida normal.

—Tomara que as coisas se acalmem — afirmou.

Cid visitou, às 13h45m, um conhecido em um prédio que abriga apartamentos funcionais de militares. Questionado como estava a rotina, disse que estava “tudo tranquilo”.

Após prestar três depoimentos à PF, somando mais de 26 horas, Cid ainda não voltou à sede da corporação, mas a expectativa é que seja convocado a depor nos próximos dias. Investigadores estão dedicados à fase probatória da delação, ou seja, verificar se as informações passadas pelo tenente-coronel são verdadeiras ou não. Dentro da PF, o acordo tem sido mantido em máximo sigilo. Cid se comprometeu a colaborar em três investigações: sobre o suposto esquema de venda de joias; a fraude nos cartões de vacinas; e as tratativas golpistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES